Book Challenge #5: Persuasion


sábado, 20 de setembro de 2014



Todo leitor já teve curiosidade em ler uma obra da aclamada Jane Austen, ou ao menos já teve a oportunidade de conferir a versão cinematográfica de Mr. Darcy. Sendo assim, depois de muito me exibir com minha amada coleção da Collector’s Library, finalmente li Persuasion (Persuasão), de Jane Austen, para o quinto #BookChallenge deste blog.



O livro conta a história de Anne Elliot e suas relações familiares e sociais na pacata cidade Bath. Ainda jovem, Anne Elliot apaixona-se pelo inteligente e confiante Frederick Wentworth e planeja casar-se com ele, mas o noivado é rompido porque a viúva Lady Russel a convence de que não há vantagens em se casar com um homem pobre e sem conexões importantes. Com 27 anos de idade, quando as irmãs já estão casadas e Walter Elliot alugou parte da propriedade ao Almirante Croff, cunhado de Wentworth, Anne reencontra o ex-noivo e percebe que ainda o ama, mas Wentworth, agora oficial da marinha, está interessado na sua concunhada Louisa Musgrove, fazendo Anne lidar com a convivência e reconhecer seus sentimentos.



Persuasion é um romance curto e simples que retrata a vida social dos habitantes de Bath, com todas as virtudes e futilidades, refletindo também como o elemento “persuasão” movimenta as escolhas da protagonista e a vida em sociedade, nos seus diversos níveis. Também é abordado como tema ‘dinheiro’ e ‘amor’ e, diferentemente dos outros romances de Jane Austen, encontramos um protagonista que ascende não por herança, mas por mérito, na Marinha Real. Na história, Wentwroth e a Marinha Real simbolizam a possibilidade de uma nova vida mais significativa para Anne, até então infeliz em Bath.



Não sei se isso prejudica minha visão ou é apenas um indício de que não foi uma leitura tão prazerosa assim, mas o fato é que não me envolvi completamente com o livro. Quando gosto de uma história, leio quase sem interrupções. Quando estou sem tempo, mas é um livro muito bom e envolvente (caso de Os Miseráveis e Anna Karenina), mantenho a história na minha cabeça, me apego aos personagens e releio os trechos para me lembrar do livro – e tenho prazer com isso. Com Persuasão não tive esse apego, esse envolvimento com a história e seus personagens, lendo mais pela obrigação de terminar do que para saber o que aconteceria a seguir. O peso de ser uma obra de Jane Austen também me fez criar várias expectativas.



Não estou dizendo que o livro é ruim, mas talvez sua narrativa arrastada e o fato de ter lido em inglês tenha dificultado a leitura, até porque na superfície é apenas mais uma história de amor. No entanto, é de se reconhecer a importância de Jane Austen e o significado do livro por ser uma obra póstuma, seu primeiro romance apresentando uma mulher de mais idade (27 anos!) e, pelo menos por algum segundo, sair da burguesia representada. No final, todas as críticas quanto a superficialidade ou papel da mulher e demais personagens são provocadas pelo fiel retrato que Persuasion fez da época, mas acrescentando redenção e amor.



Talvez por não ter lido as outras obras da Jane Austen, não tive uma experiência plena com a leitura de Persuasion. Entretanto, ainda que não tenha me conquistado, reconheço que é um livro bem escrito que certamente me influenciará a ler outras obras da autora, que talvez correspondam as minhas expectativas.

Postagens Relacionadas

9 comentários

  1. Nem me fale menina, esse tal Mt. Darcy me deixou com uma quedinha terrivel por caras quietos. É com certeza um dos meus filmes preferidos. Tem umas ediçoes muito lindas das obras da Jane Austen, eu sou louca pra comprar aquelas com capa especial toda vintage e linda.

    bjs de Filipinas,
    Gabi Barbará
    Barbaridades!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, acho que todo mundo já teve curiosidade ler Jane Austen! Gostei muito da sinopse e da capa!

    Beijão,
    Boneca de Pano Rosa

    ResponderExcluir
  3. Dia desses eu achei no sebo o Sense e Sensibility (em inglês também, para treinar um pouco). Paguei baratinho e levei para casa, mas até hoje não tive coragem de começar a ler, estou sempre passando ele para o final da fila rsrs Também tenho curiosidade de conhecer a obra da autora, mas ao mesmo tempo tenho um pouco de preguiça não sei por que...
    Um beijo,
    Camila - docelalande.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Além de tudo você leu em inglês.. Parabéns!
    Ainda quero pegar um livro em inglês, mas não sei se vou precisar pesquisar algumas palavras. Mas isso é bom até pra aperfeiçoar o inglês.

    Beijos

    Raíssa Martins - O Outro Lado da Raposa
    Facebook
    Twitter
    Instagram: @ooutroladodaraposa

    ResponderExcluir
  5. Oii,

    Não conhecia o livro mas conhecia a autora. Não li nenhuma obra dela ainda.
    Sou como você, me envolvo com os personagens que até passo mal de saudades. Gosto quando isso acontece :D

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  6. É, às vezes a gente vai com muita expectativa e acaba se decepcionando, né? Ainda mais com uma autora de peso, amada por tantos... Acho que a gente tem que ser fiel com o nosso momento, com as nossas preferências literárias. Afinal, não é só porque muita gente gostou que a gente vai gostar também, né?

    ResponderExcluir
  7. Boa pedida, Vick! Mas confio no seu julgamento e creio que essa leitura em particular também não corresponderia às minhas expectativas.. Confesso que romances da Jane me enchem os olhos só de ouvir falar (pois ainda não acompanhei nenhuma obra dela), e ao menos sei que quando for conhecer, não será com Persuasion HAHA!

    Beijo *-*


    Hell


    www.faroestemanolo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Esse é o único livro de Jane Austen que não li, então não posso dizer nada sobre ele.
    Mas é uma autora que gosto muito.
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Olá, como vai?
    Eu li Persuasion , em Inglês também, mas a minha edição é uma que vende na saraiva que é hardcover também, bem bonitinha!
    Bem, comigo foi diferente... Eu AMEI o livro, amei mesmo. Eu tinha começado a ler algumas vezes, mas parava não sei porquê, mas quando o peguei, li rapidão e amei!
    Achei bem escrito e as ideias que o livro passa são bem bacanas também!
    Também fiz post sobre o persuasion n meu blog hihi
    Abraços!
    Adorei conhecer teu blog *--*

    http://incriativos.blogspot.com.br/2015/05/verdadeiros-lacos-rose-elizabeth-mello.html

    ResponderExcluir