Book Challenge #6: Treasure Island


terça-feira, 14 de outubro de 2014



Ainda que representações mais modernas tenham surgido, faz parte do imaginário popular a aparência de um pirata: papagaio no ombro, tapa-olho, perna de pau e a eterna busca pelo tesouro assinalado ao mapa com um “x”. O que nem todos sabem é que isso iniciou com o clássico “The Treasure Island” (A Ilha do Tesouro), livro de Robert Louis Stevenson que será resenhado neste sexto “Book Challenge”.



“The Treasure Island” é um clássico livro infanto-juvenil em que o jovem Jim Hawkins, que mora e trabalha na Hospedaria Almirante Benbow em uma pacata cidade ao sul da Inglaterra, encontra o mapa do Capitão Flint e parte com Trelawney, Dr. Livesey, Capitão Smollet e o carismático e extravagante cozinheiro John Long Silver em busca de um tesouro. No entanto, as coisas não são o que parecem ser, e a aventura torna-se perigosa e inquietante a partir do momento em que se descobre que piratas tomaram a nave.



Voltada para um público mais jovem, a história é bastante envolvente e nos surpreende a cada capítulo, visto que a cada página novos acontecimentos são relatados e lemos mais e mais curiosos para saber o destino da história. Somado a isso, vivenciamos a aventura com a mesma intensidade do narrador Jim Hawkins, criamos empatia pelos personagens e, principalmente, pelo impressivo “cozinheiro” John Long Silver, que apesar de ser muito simpático com Jim, é a personificação da ganância e impulsividade.



Mesmo que “The Treasure Island” seja um livro rápido e fácil de ler (mesmo em inglês!), constantemente é aclamado como uma das melhores narrativas do idioma e sem sombras de dúvida uma das mais influentes, não só pelos elementos que se eternizaram nas histórias de piratas como por incentivar os jovens a ler, da mesma forma que Harry Potter fez para minha geração. Trazendo também uma reflexão moral sobre dinheiro e ambição, o livro mistura toda a ação e imprudências da pirataria em um “sonho de criança”, que é vivenciar uma grande aventura.

Postagens Relacionadas

4 comentários

  1. Morrendo de vontade de acompanhar a história <3
    Adoro aventuras juvenis *-*

    Bela dica (como sempre, né?) Vick <3333


    Beijos,


    Hell ;*


    www.faroestemanolo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adoro adoro histórias de piratas! Mas acho que não conheço essa aí!
    Vou dar uma procurada, parece ótima!
    :*

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro, adoro histórias de piratas mas acredita que nunca li nenhum livro do tema?? Percebi isso agora! ;_;
    Anotando esse aí para futuras leituras <3

    Loud Like Moi

    ResponderExcluir
  4. Acho legal essa sua proposta de ler os clássicos no idioma original, tem coisa que se perde na tradução, mas confesso que leio pouco fora do meio idioma, só recorro a eles quando não existe tradução ou os textos acadêmicos.
    Agora qual delas é a sua capa?
    Bjos

    ResponderExcluir