Book Club: Arco-íris literário


sexta-feira, 20 de maio de 2016



Oi, pessoal! Esse mês o Book Club propôs uma tag bem bonitinha chamada Arco-íris literário. A proposta é bastante simples: basta fotografar os livros cuja capa ou lombada correspondam às cores do arco-íris, um livro para cada cor. Resolvi fotografar meus livros da coleção Clássicos da Abril porque são monocromáticos e, para enriquecer a postagem, também deixo aqui as sinopses de cada livro. Espero que gostem (:



O coração das Trevas


Escrito em 1902 por Joseph Conrad, esse clássico é narrado por Charles Marlow, que trabalhou durante algum tempo em uma companhia de comércio belga como capitão de um barco a vapor no rio Congo, no transporte de marfim. Nisso, ele presencia a maldade colonial perante os africanos e especula sobre o tão bem elogiado Kurtz, tendo a tarefa de entregá-lo à civilização. É um livro bastante crítico, psicológico, cheio de metáforas e inspirou o filme Apocalypse Now, de Coppola. Li em 2013 graças à indicação do Maldito Vivant.

A Metamorfose


Escrito pelo famoso escritor Franz Kafka, A Metamorfose é uma de suas obras mais conhecidas, narrando a história de Gregor Samsa, um caixeiro-viajante que misteriosamente acorda transformado em um inseto. Privado da sua humanidade e sem poder trabalhar para sustentar sua família, Gregor se sente impotente diante a situação e se enxerga como um parasita que atrapalha a família - dessa forma, a situação que a princípio parece cômica, é narrada com um intenso realismo, nos levando a refletir sobre a condição humana.



Outra volta do parafuso


A Outra Volta do Parafuso é uma história contada para os próprios personagens, que reunidos em volta de uma lareira começam a contar histórias de terror. Uma jovem professora muda-se para a propriedade de Bly, próxima a Londres, para cuidar de duas crianças órfãs, que moram com um tio misterioso com ordens específicas para nunca ser incomodado. Apesar de receber uma carta negativa sobre Milles, tanto o menino quanto sua irmã Flora são adoráveis, mas a protagonista logo descobre que há um grande mistério em Bly, quando começa a enxergar fantasmas de antigos criados a assombrar a casa. Li ano passado.

O Falecido Matias Pascoal


Escrito pelo italiano Luigi Pirandello, O Falecido Matias Pascoal narra a história de um homem que é declarado morto na sua cidade natal por engano, mas ganha uma pequena fortuna em um cassino. Assim, Matias Pascoal decide aproveitar-se da situação e começar uma nova vida, sem compromissos e obrigações, livre para viajar pela Europa. Ainda não li o livro, mas a sinopse me interessou bastante e li várias resenhas positivas sobre a obra.



Madame Bovary


Madame Bovary é uma das obras-primas do romance realista, escrito por Gustave Flaubert em 1857. Ao contar a história de Emma Bovary, uma mulher que trai o marido para escapar do tedioso casamento ao qual é presa, a obra reflete sobre os valores burgueses, sobre o inconformismo com a realidade, sobre a degeneração social e emocional. Trata-se de uma obra aclamada pelo tema, pela forma e pela análise psicológica da protagonista, sendo um dos romances mais importantes do mundo ocidental. Preciso ler!

A Divina Comédia - Inferno


A Divina Comédia é um épico que narra a longa trajetória de Dante, que desbrava viaja pelo Inferno e Purgatório até chegar no Paraíso. A edição publicada pela Clássicos Abril é um poema dividido em trinta e quatro cantos e abrange a primeira parte da obra, na qual Dante conhece o Inferno. O poema está intrinsecamente ligado ao conceito de inferno medieval, um local onde eternamente se paga pelos pecados. Na Divina Comédia, o inferno é dividido em nove ciclos, com 'maldições' piores à medida que os pecados são mais graves. No Primeiro Ciclo estão os 'virtuosos pagãos' que não foram batizados (como Homero e Aristóteles) e o Nono Ciclo é destinado aos traidores, que congelam eternamente no Lago Cocite, formado pelas suas próprias lágrimas.

O Assassinato e outras histórias


O Assassinato e outras histórias é uma coletânea de contos do russo Anton Tchekhov retratando elementos da vida cotidiana do povo russo, seja em ambientes urbanos, seja em rurais. O livro abrange cenas domésticas, a religião do povo russo e costumes dos mujiques, comerciantes, proprietários de terra e intelectuais. Não li ainda, mas adoro literatura russa e acho muito interessante esses livros que, a partir de situações comuns do dia-a-dia, fazem uma reflexão sobre os valores de uma cultura inteira.



Também fotografei os livros acima para a atividade, mas já que eles têm tamanhos diferentes preferi usar a outra coleção ^_^ O que vocês acharam? Sintam se a vontade para responder à tag e claro, participem do Book Club, um dos projetos mais legais da blogosfera

Ronnie | Wanila | Cecilia | Isadora

Curta nossa página!
Junte-se ao Book Club no Facebook e participe do projeto!

Postagens Relacionadas

5 comentários

  1. Que legal... Acho que meus livros não dão para fazer um arco-íris!
    Beijos, Aline
    https://versoaleatorio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que coleção lindinha! Tudo igualzinho só muda a cor, eu amei, hahah
    Deixei o TOC um pouco de lado e fotografei os livros de tamanhos meio diferentes mesmo, mas dá uma agonizazinha né?

    Com Amor, Isa

    ResponderExcluir
  3. Que lindo!!!
    Livros são demais e tão fotogênicos...
    Eu adoro esses clássicos, já li a maioria e pretendo ler Morte Súbita também.
    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Lindos os livros. Já li A Metamorfose e Madame Bovary. Não gostei muito da história do Kafka, não, mas acho que eu era muito nova para entender a crítica que ele estava fazendo ali.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  5. Eu me forcei muitooo para gostar de Morte Súbita, mas não consegui. A história é até interessante, mas cortaria uns 60% dela. Tentei assistir a série também, mas achei ainda pior :(.
    Bom, a ideia do arco íris de livros é ótima até para uma arrumação diferente na estante. Pena que ainda estou sem meus livros e os do marido são todos livros-texto-da-mesma-cor, rs.
    Beijos!

    ResponderExcluir