Colônia del Sacramento: Plaza de Los Toros


sexta-feira, 14 de abril de 2017



Nosso segundo dia no Uruguai foi inteiramente dedicado à Colônia del Sacramento e, antes de chegarmos na cidadela propriamente dita, fizemos duas paradas que acho importante mencionar: o Museo de Colecciones Arenas e a Plaza de Los Toros.

Colonia del Sacramento Plaza de los Toros


O Museo de Colecciones Arenas fica numa fazenda que, na verdade, é o lugar ideal para comprar geleias e dulce de leche, com um espaço para degustação e compras. Além dessas delícias, o lugar conta com um museu de coleções diversas, como chaveiros, cinzeiros e a maior coleção de lápis do mundo, segundo o Guiness Book. O museu de coleção Arenas foi classificado como Interesse Nacional pelo Departamento de Turismo e funciona diariamente das 9h até às 17h30, ficando aberto até às 18h aos sábados, domingos e feriados.

Maior Coleção Lápis Guiness


Pouco antes de chegarmos na famosa Colônia del Sacramento, conhecemos um ponto turístico que fica um tanto afastado do Centro Histórico, mas nem por isso deixa de ter sua importância: a Plaza de Los Toros.

Colonia del Sacramento Plaza de los Toros


A Plaza de Toros Del Real de San Carlos foi construída em 1910 e felizmente, funcionou apenas por dois anos, já que em 1912 um decreto proibiu a atividade no Uruguai. Na época de seu funcionamento, atraía muitas pessoas de Montevidéu e Buenos Aires, estimando-se que cada uma das oito touradas atraía em média dez mil espectadores. No entanto, com a proibição das touradas o lugar caiu em desuso, e mesmo se tratando de um ponto turístico está em péssimo estado de conservação e correndo risco de desabamento, motivo pelo qual não podemos entrar no local.

Colonia del Sacramento Plaza de los Toros Colonia del Sacramento Plaza de los Toros


A Plaza de Los Toros é a única arena de touradas uruguaia construída no estilo Mudéjar, muito semelhante às da Espanha que adotam esse tipo de arquitetura hispano-muçulmana. O formato é inteiramente circular, com muitos arcos e utilização de materiais simples. A maioria das fotos desse post foram tiradas com a lente wide, para preservar a ideia de circunferência do local.

Colonia del Sacramento Plaza de los Toros


Eu não apoio a tradição das touradas porque é uma forma de crueldade com os animais, mas também fico chateada que um prédio histórico esteja tão deteriorado. Se o local fosse conservado ao longo dos anos, certamente seria uma atração turística mais interessante e seria possível até dar nova vida ao lugar, apresentando teatros e pequenos shows. De qualquer forma, valeu a pena conhecer a Plaza de los Toros, única arena do estilo no Uruguai.

Museo de Colecciones Arenas: Ruta 1 ,Kmto. 167, 1, Departamento de Colonia
Plaza de los Toros: Av Mihanovich, Col Del Sacramento, Departamento de Colonia

Postagens Relacionadas

22 comentários

  1. Também não sou a favor das touradas, mas eles podiam aproveitar uma construção tão linda e transformar em algo útil e importante para a cidade. Que pena que está abandonado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena mesmo, porque a estrutura é bastante grande. Queria ter entrado lá dentro, mas não dava porque estava tudo deteriorado! =(

      Excluir
  2. Fiquei em Colonia 3 dias e acabei não conhecendo a Plaza =/ Me arrependi agora porque vi que perdi um lugar mto lindo! Adorei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Três dias é bastante, hein! O bom de não visitarmos determinados lugares é termos uma desculpa para voltar, hueiheu <3 Fico feliz que tenha gostado do post!

      Excluir
  3. Como você disse, seria inteligente usar a arena pra shows. Uma pena...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria bem bacana ter eventos ali dentro! Agora do jeito que tá, não podemos nem entrar =(

      Excluir
  4. Menina, adorei o post. Sempre que vejo coisas sobre o Uruguai, nunca vejo sobre esses lugares. Curti, porque são lugares que visitaria. :D
    Já vou incluir na minha lista!

    Beijos,

    Algumas Observações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fê! Acho que a maioria das pessoas nem dá muita bola pro Uruguai por ser aqui pertinho e não ter o mesmo glamour da Argentina, por exemplo, mas a verdade é que tem muitos lugares lindos esperando por nós <3 Você ia gostar de Colônia del Sacramento!

      Excluir
  5. lugarzinho fofo, gostei da coleção de lápiz, fiquei curiosa pra ver os modelos, hehehe
    eu gosto de comprar lápiz nas minhas viagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso que eu postei uma mini fotinho pra mostrar uma estante da coleção...Ela era gigante! Paredes e paredes inteiras! hueiheuiehi

      Excluir
  6. meodeos eu não acredito que passei reto nisso ai e olha que colonia é pequenininha né!!! wtfff aeauehaue maior coleção de lapis omg meu pai tem umas 3 gavetas fundas e cheias de lapis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh que pena! Fica um pouquinho longe da colonia original mesmo (a pequeninha heuiheu), mas valia a pena visitar =(

      Excluir
  7. Que legal! Nunca imaginei que fosse ter uma coleção de lápis em um museu, hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só de lápis, como também chaveiros, bonés, ferros de passar roupa(?), tudo que der pra imaginar hehehe. E olha que eram coleções bem grandes!

      Excluir
  8. Que bom que conseguiram proibir as touradas por lá. Aqui no sul da França o progresso mental não chega de forma alguma. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia que no Sul da França tinha touradas, mas que pena :( Acho uma bobagem continuar mantendo um "entretenimento" tão cruel porque é "tradição". Aqui no Sul do Brasil tem rodeios e o pessoal adora e continua mantendo porque é tradição ¬¬

      Excluir
  9. Também acho uma crueldade essas touradas. :(
    Adorei a coleção de lápis! :D

    Att,

    Joolices
    www.joolices.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que elas foram proibidas no Uruguai faz tempo <3 A Coleção de lápis é bem legal, procura umas fotos no google pra ter ideia da dimensão :D

      Excluir
  10. Quando estive no Uruguai, não deu tempo de passar por Colonia. Todo mundo comenta que a arena fica bem distante. Você acha que dá pra ir caminhando ou é melhor descolar transporte??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vish, o pior é que a arena fica bem distante mesmo, acho que não dá para ir caminhando :/ Colonia é uma cidade ~normal~ que dentro tem a Colônia del Sacramento, que é a cidade bonitinha e provincial que todos amam e vão visitar. E a Plaza de los Toros tá meio longinha da Colônia del Sacramento... Botei no google e dá uma hora à pé e dez minutinhos de carro, se eu fosse tu descolava um transporte heuiheui

      Excluir
  11. Muito bom viajar e conhecer outras culturas, outros lugares.Também concordo com você em relação às touradas, eu não concordo mesmo em ver um animal ferido, sendo maltratado e ainda aplaudirem para ver isso, mas o lugar merecia ter outro tratamento né, assim largado. Não entendo porque não restauram.
    bjs
    www.simplesmenteciana.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior de tudo é que muitos lugares não abandonam as touradas por serem "tradição", ainda bem que isso mudou faz tempo no Uruguai. Mesmo assim o lugar não merecia estar largado, não dava nem para entrar lá dentro porque era até perigoso =(

      Excluir