Se perca em Veneza


sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Veneza parece uma pintura, e o primeiro momento no qual constatamos isso é logo na saída da estação de Venezia Santa Lucia, quando ficamos de frente com o Gran Canale e compreendemos que estamos em uma cidade diferente de todas as outras. É uma cidade pitoresca e fascinante, uma cidade construída pelas águas, uma cidade na qual carros e ônibus são substituídos por barcos e "vaporettos". E a melhor coisa a ser feita é se perder em Veneza.

roteiro de um dia em Veneza roteiro de um dia em Veneza roteiro de um dia em Veneza


Veneza é uma cidade formada por cerca de 120 ilhas anexas que conta com apenas duas pontes ligando-a ao restante do continente. Apesar de ser conhecida por sua belíssima arquitetura e por ser lar de grandes obras de arte, já que foi uma cidade de importância no período renascentista, Veneza chama a atenção por causa dos seus mais de 170 canais, das ruas labirínticas e das mais de 400 pontes, que formam um convite ao turista para entrar naquela pintura e apreciar cada ponto da cidade.

roteiro de um dia em Veneza roteiro de um dia em Veneza


Começamos nosso passeio com uma atividade que pode parecer turística, mas que consiste simplesmente em passear pela principal avenida da cidade usando o meio de transporte mais comum dos venezianos: andamos de vaporetto pelo Gran Canale. Com nossos passes de transporte da Venezia Única, pegamos um Vaporetto da Ferrovia e andamos com ele até Rialto, em um trajeto no qual foi possível conhecer o Casino, as mãos monumentais criadas pelo artista Lorenzo Quinn, a Ponte Rialto e as casas, hotéis e restaurantes que circundam o canal.

roteiro de um dia em Veneza roteiro de um dia em Veneza


Descendo do vaporetto, mesmo com um mapa foi necessária bastante intuição para chegar à Piazza di San Marcos, em um curto trajeto que, apesar de algumas sinalizações, foi bastante fácil cair em um dos tantos becos sem saída. Chegando na Piazza, principal ponto turístico da cidade, impossível não se maravilhar com a grandiosidade da Basílica de San Marcos e com a imperiosidade do Palazzo Ducale. Havíamos planejado entrar em todos os pontos turísticos, mas a Torre dell’Orologio(no qual se pode ter a melhor vista da cidade) estava fechado e deixamos de visitar o Palazzo Ducale e o Museo Correr para passearmos mais um pouco pela cidade. Para quem deseja visitar a Basílica de São Marcos, a entrada é gratuita e vale à pena o passeio, mas é necessário pagar 3 euros caso se queira ver os tesouros e 5 euros Museu de São Marcos.

roteiro de um dia em Veneza roteiro de um dia em Veneza roteiro de um dia em Veneza


Saindo da Piazza di San Marco e contornando o Palazzo Ducale, iniciamos uma longa caminhada pela Riva degli Schiavoni, com suas tantas lojas de artesanato e passeios de gôndola. Vimos de longe a romântica Ponte dei Sospiri - que, na verdade, tem esse nome por ser o local onde os condenados à morte passavam pela última vez -, fizemos uma ótima caminhada no final de tarde e, depois, após nos perdermos novamente pelos labirintos de Veneza, voltamos para conhecer Veneza de uma forma ainda mais espetacular: à noite, fazendo o Passeio de Gôndola.

roteiro de um dia em Veneza roteiro de um dia em Veneza roteiro de um dia em Veneza


Agendamos nosso passeio em uma das companhias perto da Riva Degli Schiavoni e pagamos 80 euros para o casal, preço tabelado que aumenta a partir das 19h00. Alguns passeios são pelo Gran Canale, mas como já havíamos andado de Vaporetto, nossa ideia era conhecer lugares menos visitados pelos turistas, e nesse aspecto o passeio foi perfeito: depois de passar pela Ponte dei Sospiri, andamos pelos pequenos canais e nos apaixonamos ainda mais um pelo outro e por Veneza. É um passeio extremamente íntimo e romântico, mas também é uma tradição importante (a profissão de gondoleiro passa de pai para filho) e uma maneira única de conhecer Veneza por outro ângulo.

roteiro de um dia em Veneza roteiro de um dia em Veneza


Cheguei em Veneza com um roteiro programado, pronta para entrar em todos os pontos turísticos possíveis. Joguei meu roteiro para o alto quando descobri que a cidade em si já é uma obra de arte e, após conhecer a Ponte Rialto e a Piazza di San Marcos, fiquei muito tempo passeando e me perdendo pelas ruas de Veneza.

Postagens Relacionadas

14 comentários

  1. Que cidade mais linda! História pura em cada foto, morro de amores pela arquitetura dessa cidade, a forma de transporte deixa um ar tão romântico e perfeito para uma temporada a dois, inclusive as fotos ficaram lindas! Adorei conhecer um pouco mais desse lugar tão encantador <3

    www.aromadecachos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oii!! Parabéns pelo seu blog. Muito interessante as fotos e a forma como você descreve Veneza. Realmente antes de viajar a gente tem mania de planejar e etc, mas que bom que você fez da sua viagem algo mais solto e ficou pronta pra aproveitar a cidade por si só. Muitas vezes o nosso roteiro só nos prende ao clichê. Mas clichê em Veneza não é de todo mal também.. hahahaha Beijo

    http://www.verdadeescrita.com/eu-nao-quero-ser-intensa-2/

    ResponderExcluir
  3. Olá querida Vick!
    Primeira vez aqui e já gostei do blog~seguindo aqui!
    A postagem ficou maravilhosa e amei o jeito que descreveu Veneza!
    As fotos ficaram muito lindas!
    Espero visitar lá um dia com meu futuro amor, rs!
    Ou sozinha mesmo,rs! Não sei o que me espera no futuro!

    Tenha uma semana ainda mais abençoada!
    xoxo, Pam!
    http://palomari.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Essa cidade parece ser uma pintura mesmo! Que incrível deve ter sido sua experiência!!
    Devo dizer que suas fotos que ilustram esse post estão lindíssimas!!

    ResponderExcluir
  5. oiii! Ahhhh guria, eu já fui a Veneza e, literalmente, me perdi nela hahahah de todos os lugares que viajei, Veneza tem um lugar especial no meu coração, ainda mais pq fui em época de carnaval, então...

    suas fotos ficaram maravilhosas <3 parabénsssss

    ResponderExcluir
  6. Meu sonho conhecer Veneza! Achei suas fotos uma mais linda do que a outra, vocês devem ter se divertido horrores no passeio! Quanto tempo ficaram por lá? Só um dia?
    Literalize-se

    ResponderExcluir
  7. Fotografias lindas *-* sempre quis conhecer Veneza. Mas dizem que Aveiro é a Veneza portuguesa, por isso talvez comece por aí :D beijinhos
    Miss DeBlogger

    ResponderExcluir
  8. A história de Veneza, a forma como foi construída e como é retratada nas obras de Shakespeare fizeram eu me apaixonar pela cidade. Espero um dia ter a oportunidade de conhecer. O post tá maravilhoso.

    ResponderExcluir
  9. Nossa! Que cidade mais maravilhosa! Sonho em um dia poder conhecer Veneza e toda essa história linda que a cerca. Amei!
    Grande beijo!
    www.brincandodeolivia.com

    ResponderExcluir
  10. Que cidade magnifica!!!! Amei cada detalhe sobre suas fotografias.. Aquele barco com as mãos é um máximo...
    Deve ter sido uma viajem incrível mesmo!
    parabéns pelo post
    bejjos

    ResponderExcluir
  11. Que incrível a sua viagem. O lugar que eu mais quero conhecer atualmente é a Itália, deve ser maravilhosa demais. E eu quero muito fazer uma viagem assim como a sua, deixando a cidade conduzir sem se preocupar tanto com aquele guia turístico que todo mundo faz. Todas as viagens deviam ser assim <3
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  12. Que cidade linda! O lugar que eu mais quero conhecer desde de pequena e que sou muito fascinada é a Espanha, deve ser maravilhosa. Quero aproveitar assim como vocês aproveitaram, sem aquele guia turistico que para de lugar em lugar, o melhor mesmo é você se conduzir, a cidade conduzir vocês!
    Beijinhos,
    www.pensamentosvoados.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Vic, tudo bem? Gente que lugar mais incrível. É impossível não se apaixonar por Veneza. Um dos meus maiores sonhos é passear de barco. Além de romântico tem vários ângulos diferentes para fotografar, um grande presente para os fotógrafos. O que considero mais tentador na Europa são as construções antigas, tudo parece tão grande, tão gigante. Quando me perco nas fotografias me pergunto quantas coisas aconteceram em cada cidade. É tanto ainda por aprender. É um país belíssimo com certeza. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  14. Veneza é um lugar que quero muito conhecer. É tão encantadora a ideia de uma cidade cortada pelas águas *-* Suas fotos só me deram mais vontade de me perder por um lugar assim. Ah, elas estão lindas por sinal! Acredito que o legal de fazer uma viagem para uma cidade que não conhecemos é justamente explorar, se perder, conhecer pessoas e locais aconchegantes... <3

    ResponderExcluir