Roteiro de 1 dia em Verona, a cidade de Romeu e Julieta


sábado, 24 de março de 2018

Sabe quando você sente um carinho inexplicável por uma cidade? É fácil se encantar com Roma, Paris e as grandes capitais da Europa, mas cidades pequenas também tem um charme único. No caso, me apaixonei por Verona, a cidade de Romeu e Julieta, e nesse artigo resolvi compartilhar meu roteiro de um dia em Verona com vocês.

Roteiro 1 dia Verona


Verona é uma cidade de cerca de 55.000 habitantes que fica na região Veneto, na Itália. É uma cidade relativamente pequena que guarda muitos traços medievais, o que se constata passeando pelo seu centro histórico e vendo que cada casa e prédio tem uma coloração e estilo semelhantes. O clima é gostoso no verão e frio no inverno, já que a cidade está perto dos Alpes. Além disso, fica perto de Firenze, Milão, Veneza, entre muitas cidades famosas. Mas, com tanta coisa legal no entorno, o que Verona tem a oferecer? Garanto que com esse roteiro vocês vão se apaixonar cada vez mais por essa cidade.

Roteiro 1 dia Verona Roteiro 1 dia Verona


Ficamos hospedados no Novo Hotel Rossi, perto da Estação de trem Porta Nuova, e iniciamos nossa caminhada por volta de meio dia em direção ao centro histórico. Em cerca de vinte minutos, passamos pela monumental Porta Nuova e chegamos à Piazza Bra, onde dá para sentir de verdade o clima de Verona.

Roteiro 1 dia Verona Roteiro 1 dia Verona


A Piazza Bra normalmente é o primeiro lugar visitado por quem vai conhecer Verona e oferece uma ótima primeira boa impressão da cidade, já que oferece o "agito" de uma praça interiorana com monumentos históricos, pontos turísticos e muito mais. Passamos pelos Portoni della Bra e a Torre pentagonal, que por si só já chamam atenção, e nos maravilhamos com o lugar. De um lado, vários restaurantes e pizzarias pintadas com tons coloridos. De outro, um belíssimo jardim ladeado pelo Palazzo Barbieri e, vejam só, a Arena di Verona, um 'mini Coliseu'.

Roteiro 1 dia Verona Roteiro 1 dia Verona


Quando digo que a Arena é "um mini Coliseu", pode parecer uma brincadeira com o fato de a estrutura da Arena lembrar um Coliseu diminuto, mas essa brincadeira tem um fundo de verdade: a Arena di Verona foi criada muito antes do Coliseu e inclusive serviu de inspiração para esse tipo de Anfiteatro. Para conhecer a Arena, é possível pagar o ingresso e fazer um tour ou ainda, se programar para assistir a um dos tantos shows que ocorrem no lugar. O que antes foi palco de lutas entre gladiadores e feras selvagens, hoje é palco de óperas, shows de rock, entre outros eventos.

Roteiro 1 dia Verona Roteiro 1 dia Verona


Depois de almoçarmos na Piazza Bra, seguimos pela Via Manzini - a principal rua da cidade, cercada por lojas de marca e com uma sorveteria deliciosa, a Venchi - até que chegamos numa "bifurcação" que levava ou à Casa da Julieta ou à Piazza Erbe. Os dois pontos turísticos são bem pertinho, mas resolvemos ir primeiro na Casa da Julieta para subirmos na famosa varanda e para eu entregar minha cartinha hehe. Várias pessoas deixam cartas sobre o amor no muro ao lado da Casa da Julieta. Não sei se chega a valer à pena a entrar na casa - que mostra trechos da história e objetos utilizados em algumas versões cinematográficas -, mas é obrigatório passar por lá, deixar sua cartinha e tirar uma foto com a estátua da Julieta - tem que segurar no peito dela para ter "sorte no amor" (de onde que inventam essas tradições?)!

Roteiro 1 dia Verona Roteiro 1 dia Verona Roteiro 1 dia Verona


Perto da Casa da Julieta, fica a Piazza delle Erbe e a Piazza dei Signori, duas praças bem diferentes. A primeira, lindíssima, chama atenção pelo conjunto da obra, enquanto a segunda é onde fica a estátua de Dante Alighieri, amante de Verona. É entre a Casa da Julieta e a Piazza delle Erbe que fica a Torrei dei Lamberti, de onde se pode ter uma das melhores vistas da cidade.

Roteiro 1 dia Verona Roteiro 1 dia Verona Roteiro 1 dia Verona


Assim como a Arena di Verona e a Casa da Julieta, a Torrei dei Lamberti é uma atração paga - como fomos no 1º domingo do mês, o ingresso de todos os pontos turísticos saiu por um euro, então vale à pena pesquisar. Quem não puder ir na Torre dei Lamberti, pode andar um pouco mais e aproveitar para conhecer o Instituto Don Calabria, em San Zeno. É um pouco mais afastado, mas a caminhada compensa e a vista é deslumbrante.

Roteiro 1 dia Verona Roteiro 1 dia Verona


Depois de tudo isso, por volta das cinco e meia, voltamos até a Piazza Bra e caminhamos mais um pouco em direção ao Castelvecchio, uma espécie de museu-castelo. Trata-se de um castelo (sério?!) que começou a ser construído no final do século XIII e hoje, funciona como um museu, sendo lar de uma rica coleção de esculturas, estátuas, pinturas, artefatos antigos, entre outros.

Roteiro 1 dia Verona Roteiro 1 dia Verona


Era quase oito horas quando voltamos à Via Manzini para pegar um crepe (os crepes italianos são deliciosos!) e observar o movimento noturno da Piazza Bra, que em pleno domingo à noite estava cheia de gente. É claro que eu gostei de conhecer Roma e Veneza, mas achei Verona uma das cidades mais acolhedoras da viagem. Talvez seja aquela ligação, talvez seja o jeito tranquilo e ainda assim interessante da cidade que tanto me conquistou. Ainda pretendo escrever detalhadamente sobre os pontos turísticos visitados, mas espero que com essa postagem eu tenha despertado o interesse de vocês por Verona e que ela seja o destino de uma próxima viagem!

Postagens Relacionadas

11 comentários

  1. Sempre que vejo suas postagens de viagem eu fico babando, Verona parece ser um lugar lindo e mágico, desejo que um dia eu possa conhecer pessoalmente também! Amei as fotos!

    beijos
    https://atrasadaparaocha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sua viagem parece ter sido mágica! Queria muito conhecer a estátua da Julieta <3

    Amei seu post, inclusive, o indiquei lá nos Links do Mês do blog!

    Beijos
    Inverno de 1996

    ResponderExcluir
  3. Ahhh meu sonho é ir pra lá, sempre que me falam sobre viagens, verona é um dos lugares que sempre cito, só pelas fotos já é lindo demais imagina pessoalmente!! ♡

    ResponderExcluir
  4. Roma parece ser daqueles lugares que saíram dos livros e foram montados exatamente com base nos clichês da vida. Tenho uma vontade imensa de ir conhecer, principalmente pelo local das cartinhas de Julieta ♥ Adorei as fotografias. Lá tem muitos pontos interessantes para se conhecer, mas essa sensação de acolhimento não tem preço.

    ResponderExcluir
  5. Uma das coisas que mais sonho em fazer é visitar essas cidades menores em países conhecidos. Me soa tão mágico, é como fazer uma vagem no tempo, ainda mais com um no estilo de Verona, com uma arquitetura tão linda *-* Suas fotos estão encantadoras, eu amei sua roupa! Um dia ainda poderei fazer uso das dicas que você deu no post.

    ResponderExcluir
  6. Que cidadezinha charmosa e encantadora. A Itália é um dos países onde tem as cidades mais belas da Europa.Ainda não tive oportunidade de conhecer pessoalmente mas fico encantada com essa atmosfera romântica e aconchegante. A parte que mais me marcou no seu post foi a Casa de Julieta eu assisti o filme Cartas para Julieta e através dele soube da existência desse lugar...As fotos ficaram lindas parabéns pelo post bjs

    ResponderExcluir
  7. Oie! Ah que cidade mais linda! Queria muito conhecer Verona, mas acabamos deixando de fora do roteiro quando fui pra Itália. Eu também queria saber de onde tiram as tradições! Lembro que em Pisa diziam que encostasse em um sapo ou rã (nem lembro o que era) entalhado na porta de uma igreja, a gente podia fazer três pedidos que seriam realizados. Tinha uma grade na frente do lugar, para impedir os turistas de encostarem na porta, mas isso não adiantou muito, porque todo mundo queria fazer seus pedidos e ter sorte haha Adorei ver as fotos do mini coliseu, que não parece tão mini assim, mas enfim ahaha Parece ter sido uma viagem incrível! Beijão

    ResponderExcluir
  8. Que cidade maravilhosa! Estou babando aqui nas fotografias...
    xoxox

    ResponderExcluir
  9. Oi Vick!
    Eu nem sei por onde começar, eu já achava Verona linda, só por fotos, mas seus cliques me fizeram viajar contigo, e, ainda mais um pouco, já que minha cabeça de escritora começou a imaginar um romance bem fofo e clichê vendo esses pontos turísticos lindos e cada detalezinho que te marcou pela viagem. Nem sempre os lugares mais famosos são os mais acolhedores e os que mais nos encantam mesmo! <3
    xoxo

    ResponderExcluir
  10. Moça, que fotografias são estas?! Simplesmente maravilindas!!! amei a arquitetura do local é sempre uma das coisas que mais me chama atenção em fotografias com ambiente. Agora lembrei do filme "Cartas para Julieta", porem não sabia dos detalhes que deve fazer visita e colocar a mão no peito dela, realmente as vezes vemos algumas tradições bem diferentes. Beijos

    ResponderExcluir
  11. E esse look italianinha? Adorei demais, não conseguia parar de repara nas suas fotos haha
    Sua postagem só me deixou com ainda mais vontade de conhecer pessoalmente todos esses pontos turísticos - é um sonho de muito tempo, que eu espero em breve se tornar realidade!
    Literalize-se

    ResponderExcluir