Sons de Notre Dame - Visita à Catedral de Notre Dame, em Paris


sexta-feira, 15 de junho de 2018

Não é difícil se apaixonar por Paris: a Cidade Luz abriga pontos incríveis, como a Torre Eiffel, o Museu do Louvre e a Catedral de Notre Dame. Como foi fantástica a visita à Catedral! Era um sonho que eu tinha desde que eu era criança e até agora, enquanto preparava a postagem, ainda não acredito que realizei. Quem mais tinha esse sonho?

Catedral Notre Dame Paris


A Catedral de Notre Dame ficou marcada na literatura em razão da obra de Vitor Hugo, "Notre-Dame de Paris" (1831), livro que conta a história do Corcunda Quasímodo em meio a uma Paris medieval, apresentando os contrastes entre a nobreza, clero, plebeus e pedintes ao mesmo tempo que reforça a importância da preservação da Catedral. Tal romance histórico, voltado para o público adulto, ganhou uma roupagem mais colorida com o desenho animado de Walt Disney, "O Corcunda de Notre Dame" (1992), que encanta pela beleza das músicas e da arte e retrata de forma impecável a Catedral.

And the cathedral was not only company for him, it was the universe; nay, more, it was Nature itself. He never dreamed that there were other hedgerows than the stained-glass windows in perpetual bloom; other shade than that of the stone foliage always budding, loaded with birds in the thickets of Saxon capitals; other mountains than the colossal towers of the church; or other oceans than Paris roaring at their feet. (Victor Hugo)


Eu confesso que sou fanática pela Disney e não conseguia parar de pensar em todas as cenas do filme que se passam na Catedral, bem como as músicas da animação. Esmeralda cantando no interior da Catedral, Quasímodo clamando por Santuário na frente da rosácea, a cena em que ele sai da Catedral de Notre-Dame escalando as colunas e ornamentos do prédio...Tudo isso criou vida. Aliás, tudo isso era vivo muito antes da animação - muito antes do livro! - e foi muito bom conhecer um pouco mais da história desse lugar.

Catedral Notre Dame Paris


Leia também:
Torre Eiffel - Ingressos, horários e dicas
Vale à pena ir à Disney de Paris? Tudo sobre os parques, atrações e dicas


A Catedral de Notre Dame não apenas faz parte de grandes obras da literatura, como também foi palco de diversos momentos históricos. É o lugar que viveu Quasímodo nas páginas escritas por Vitor Hugo, mas também é onde ocorreu a coroação de Napoleão e a beatificação de Joana d'Arc. A Catedral de Notre Dame é tão importante e presenciou tantos acontecimentos históricos que é impossível não se emocionar refletindo sobre tudo aquilo que se passou na Catedral mais famosa do mundo. É um passeio impactante para fãs de história, de literatura e da Disney, que, afinal, fez uma belíssima representação gráfica da catedral.

A fachada da Catedral


A Catedral de Notre Dame começou a ser construída em 1163 em homenagem à Nossa Senhora, na pequena ilha Île de la Cité, em Paris. Trata-se de uma Catedral em estilo gótico, com uma fachada dividida em três níveis horizontais, com três portas de entrada em seu nível inferior e a rosácea de treze metros ao centro. Cada detalhe tem um simbolismo religioso e é deslumbrante o modo com que são inseridas as estátuas e adornos nas portas, colunas e demais aspectos da edificação.

Catedral de Notre Dame Paris Catedral Notre Dame Paris Catedral Notre Dame Paris Catedral Notre Dame Paris


É importante mencionar que a fachada é uma das mais conhecidas do mundo e é excepcionalmente bela, mas também vale à pena olhar a Catedral de Notre-Dame pelo outro lado: os 'fundos' da Catedral são lindos e muito diferentes!

Catedral Notre Dame Paris

Por dentro da Catedral de Notre Dame


O interior da Catedral de Notre Dame é imenso e tudo é grandioso, tanto no sentido arquitetônico quanto na impressão que causa no visitante. As paredes e as abóbodas dão um aspecto colossal, as colunas reforçam a verticalidade da construção e a mesma é decorada com esculturas, obras de arte e os famosos vitrais, que junto das janelas deixam entrar um pouco de luz na Catedral. O estilo gótico da Catedral de Notre Dame é marcante tanto por dentro quanto por fora, de modo que vale à pena uma visita em seu interior.

Catedral Notre Dame Paris Catedral Notre Dame Paris Catedral Notre Dame Paris


Dentro da Catedral, também há painéis informativos contando a história da construção e detalhes arquitetônicos. É possível alugar um áudio guia por cerca de cinco euros, mas não fizemos isso. Por outro lado, tivemos a sorte de visitar a Catedral de Notre Dame enquanto ocorria uma missa, e foi uma das experiências mais incríveis em Paris. Imagina andar pela Catedral, apreciar seus vitrais, esculturas, toda a beleza do seu interior, com cânticos ao fundo? Foi realmente muito especial. Acendi uma vela por lá!

Subida às Torres de Notre Dame


Para subir nas Torres de Notre Dame, é necessário agendar um horário nos tokens ao lado da catedral (com esse sistema, quase não tem filas e é preciso chegar com um pouco de antecedência) e se preparar física e mentalmente para subir os 387 degraus de uma escadaria pequena e claustrofóbica. O ingresso custa dez euros, mas vale à pena: a vista da torre direita, de 69 metros de altura, foi para mim a mais bonita de Paris. É emocionante observar Paris do alto, com o Rio Sena e a Torre Eiffel ao fundo, ao lado das famosas gárgulas. Os detalhes da construção são impressionantes, é possível conhecer os sinos da Catedral e dá vontade de escalar o edifício que nem Quasímodo e Esmeralda fizeram no clássico da Disney. Sei que estou sendo repetitiva, mas o desenho é muito fiel à realidade, e a realidade impressiona.

Catedral Notre Dame Paris Catedral Notre Dame Paris Catedral Notre Dame Paris


A visita às Torres de Notre Dame é feita em grupos (cerca de vinte pessoas) e tem três "paradas', nas quais observamos diferentes aspectos da Catedral: a primeira na "sala alta", a segunda ao lado das gárgulas, com acesso ao sino Emanuel Bell, e a última com a visão de 360 graus de Paris. Se não me engano, a visita dura pouco menos de uma hora. Ao todo, separamos cerca de duas horas para conhecer a Catedral e subir nas Torres, mas é melhor separar mais tempo para visitar as criptas. Vale lembrar que há horários especiais para visitar as Torres: de abril a setembro, a visita é das 10h00 às 18h00, sendo até às 23h00 nos finais de semana de junho à agosto, e a partir de outubro até final de março os horários são das 10h00 às 17h00.

Catedral Notre Dame Paris Catedral Notre Dame Paris Catedral Notre Dame Paris


Nessa postagem, tentei trazer um pouco de informações sobre a Catedral de Notre Dame e mostrar pelas fotos a beleza e o encantamento do local. O objetivo é compartilhar minha experiência, mas infelizmente não é possível descrever a sensação de estar em um dos lugares mais importantes da história. Minha viagem foi incrível e certamente a subida às Torres de Notre Dame foi um dos pontos mais altos da viagem: foi inesquecível e muito emocionante!.

Local: 6 Parvis Notre-Dame - Pl. Jean-Paul II, 75004 Paris
Horário: diariamente a partir das 07H45 a 18h45 (19h15 sáb/dom)
Ingresso: gratuito | 10 euros para subir às torres
Site Oficial: www.notredamedeparis.fr

Postagens Relacionadas

9 comentários

  1. Gernte, que coisa mais linda! Muito feliz por você ter realizado esse sonho, esse lugar é apaixonante pelas fotos. Também sempre amei o Corcunda de Notre Dante da Disney. E também gosto muito da história da Joana D'arc. Esse lugar é linda, essas estruturas, essas gárgulas!

    Bites!
    Tary Belmont

    ResponderExcluir
  2. Um dia espero fazer essa visita também. Meu sonho é ir para paris <3
    Sou apaixonada pelo livro de Victor Hugo, então deve ser fantástico ver Notre-Dame de pertinho =D

    ResponderExcluir
  3. Gente que chiqueza <3 Quando eu era criança meu sonho era conhece Paris. Realmente lá é lindo e suas fotos são encantadora e me deram mais vontade ainda de conhecer <3

    ResponderExcluir
  4. Que lugar incrível e fotos maravilhosas.. É meu sonho conhecer também, inclusive tenho 2 amigos que estão conhecendo a Catedral hoje mesmo, legal né?! :)

    ResponderExcluir
  5. CARAMBA!!! E moça não faz mal ser repetitiva, pois é realmente deslumbrante.
    Eu amei suas fotos, principalmente uma da lateral de uma gargula com Paris ao fundo, é como se ela estivesse de vigília mesmo pela cidade, até arrepia.
    A arquitetura da Catedral é linda e uma das mais aclamadas dentro desse universo, também tenho muita vontade de conhecer o local, deve ser tão grandioso e magnifico mesmo que dá pra sentir Deus mais perto, ein?! hahaha
    Você tira ótimas fotos e seu texto ficou super informativo, gostei muito.
    Super beijo.

    www.amavelgirassol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oii!! Fico feliz de voltar ao teu blog. Achei SUPER completo o seu post. Eu ainda não fui, mas quando eu for pra Paris quero muito ir visitar a catedral. Também sou da turma da Disney e tem sim muito apelo por causa do filme. Eu quero demaaaais subir a torre, colocar a música do filme e ficar igual uma louca la em cima! HAHAHA Sérião, parabéns pelo post. Tem cultura, arte, história, um pouco de tudo por aqui. Beijo

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus, estou presa nesse post e não consigo sair dele! haha fiquei encantada com as fotos e com toda informação que você passou. Parabéns! Realmente, um sonho visitar a Catedral. Claro que fã da Disney tem que visitar esse lugar. Eu não consigo escolher qual minha foto favorita, porque todas despertaram muitas emoções! <3 Parabéns de novo!
    Beijos!
    Tamara
    tamaravilhosamente.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Vick, tudo bem? Que post mais lindo. Fiquei sem palavras com tantas fotos. Realmente quando visitamos um lugar é uma experiência indescritível, por mais que contemos para as pessoas nunca é o suficiente. Cada lugar, cada construção, relembrar a história e aprender sobre quem viveu a séculos deve ter sido muito bom. Nem o dia nublado tirou a beleza das fotos. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  9. Eu sou fã de história e quando criança amava o filme do corcunda de notre dame! Seria um sonho ter essa experiência e viver essa emoção de conhecer esse lugar pessoalmente :)
    amei o seu post, cheio de informações muito interessantes
    beijos,

    Amanda
    www.amandasoldi.com

    ResponderExcluir