Roteiro por Murano, Burano e Torcello, as ilhas ao redor de Veneza


sábado, 8 de setembro de 2018

Veneza é uma cidade apaixonante que, apesar dos pontos turísticos icônicos, dispensa roteiro: o ideal é se perder pelas ruelas apertadas, se encantando com os canais e conhecendo novos lugares a cada esquina. Para conhecer a cidade, é necessário apenas um dia, mas quem tem um pouco mais de tempo pode fazer um passeio igualmente interessante: conhecer as ilhas Murano, Burano e Torcello, que ficam ao redor de Veneza.

Roteiro Murano Burano Torcello


Como visitar as ilhas Murano, Burano e Torcello

Murano, Burano e Torcello são um conjunto de ilhas que ficam a cerca de uma hora de Veneza, cada qual com sua peculiaridade: Murano é famosa pelos vidros, Burano por suas cores e Torcello...Bom, Torcello não é conhecida nem um pouco conhecida hehe, mas é perto e vale à pena visitar.

como chegar Murano


Para visitar as ilhas, é possível contratar o passeio com alguma agência que faça esse circuito, mas a minha dica é utilizar o vaporetto, meio de transporte de Veneza. Seria necessário quatro bilhetes para visitar as ilhas, mas como cada um custa 7,50 euros, vale mais à pena comprar o bilhete único de 24 horas que custa 20 euros. Conseguimos nossos passes de cortesia com o próprio serviço de transporte de Veneza, Venezia Única, e é graças a eles que foi possível conhecer esses lugares lindos e compartilhar com vocês!

A primeira parada é por Murano, que fica cerca de trinta minutos de Veneza. Pegamos nosso vaporetto próximo da estação Ferrovia, mas é possível pegar da Piazzalle Roma, San Marco e outros pontos: as linhas que levam até Murano são 42, 3, 41 ou 7. De Murano para Burano, pega-se o vaporetto 12 na estação Faro (o trajeto dura cerca de meia hora) e, para Torcello, a linha T nos leva em 10 minutos. Pode parecer complicado, mas não é: essas ilhas tem no máximo duas estações de trem e são bem pequenas, basta só estudar um pouco o mapa dos vaporettos que é super tranquilo ir sem agência ou guia!

Murano



Roteiro Murano Burano Torcello


Murano é uma ilha com pouco mais de 5.600 habitantes e muitos anos de história, provavelmente fundada pelos romanos no século V. Assim como Veneza e as ilhas ao redor, ela também foi construída entre canais, mas a peculiaridade de Murano é que, em 1291, ela era a única cidade onde era permitido o trabalho com vidro nos arredores de Veneza. Desde então, a cidade ficou famosa pela produção de obras feitas em vidro e tem sua fama até hoje.

Roteiro Murano Burano Torcello Roteiro Murano Burano Torcello

O que mais chama atenção em Murano, obviamente, são as obras de vidro. Murano possuí várias lojas de vidro e inclusive fábricas muito interessantes de se visitar. Há lojas certificadas pelo governo (que são caríssimas hehe) e lojas de produtos que vieram da China (pois é!), mas também há lojas intermediárias, de pequenos artesões, nos quais é possível ver o pessoal trabalhando nas produções das peças. Vale à pena conhecer Murano para comprar objetos de vidro e aproveitar para conhecer outros pontos turísticos, como a Igreja de Santa Maria e São Donato, Igreja de São Pedro Mártir e Palácio da Mula e Museu do Cristal. Ficamos por volta de uma hora na cidade visitando só lojas e as igrejas.

Roteiro Murano Burano Torcello Roteiro Murano Burano Torcello


Burano



Roteiro Murano Burano Torcello


Burano, apelidada carinhosamente por mim de Caminito venezuelano, foi sem dúvida a ilha que eu mais gostei! Motivo? As casas são lindas e super coloridas! Cada uma tem uma cor diferente - baseada num sistema de cores aprovado pelo governo - e ela tem essa tradição porque é uma cidade que muito dependia da pesca e os pescadores precisavam de algo para diferenciar suas casas na neblina. O resultado é uma ilha super aconchegante, alto astral e bonita, que realmente encanta os turistas!

Roteiro Murano Burano Torcello


Além do colorido das casas, Burano também é conhecida por suas belas e elaboradas rendas e seus pontos turísticos principais são o Museu da Renda e a Igreja de San Martino que, vejam só, tem uma torre inclinada! Coisas da Itália. Ah! Fica a dica do restaurante Al Raspo de Ua, não é nada excepcional, mas almoçamos um bom spaguetti al ragu com suco de laranja por apenas nove euros, em um ambiente bem aconchegante.

Roteiro Murano Burano TorcelloRoteiro Murano Burano Torcello

Torcello





Por fim, fomos à Torcello, uma ilha minúscula (mas minúscula meeeesmo) fundada em 452 e que um dia foi um importante centro comercial, mas hoje conta com dezesseis habitantes (sério, tá na Wikipedia italiana hueihei) e devo ter encontrado cerca de três turistas por lá. Muitos descrevem Torcello como uma ilha calma e bucólica e é isso mesmo, Torcello parece uma cidade abandonada que parou no tempo. As poucas coisas que tem lá (uma Igreja, um sobrado...) têm um aspecto antigo e medieval, digno de seriado mesmo.

Roteiro Murano Burano TorcelloRoteiro Murano Burano TorcelloRoteiro Murano Burano TorcelloRoteiro Murano Burano Torcello Roteiro Murano Burano Torcello


Os pontos turísticos por lá são o trono de Atilla, o museu de Torcello, a igreja de Santa Fosca (século XIV), a catedral de Santa Maria Assunta (século VII) e a Ponte del Diablo, que tem esse nome por causa da ausência de corrimão e facilidade de cair. Fora deste trajeto, há muita natureza e imagino que uma ou duas fazendas.

Roteiro Murano Burano Torcello

Conhecer as ilhas ao redor de Veneza é uma ótima dica para quem tem mais de um dia na cidade e quer conhecer lugares diferentes, sobretudo porque cada ilha tem sua peculiaridade e é especial a sua maneira. Considerando os deslocamentos, esse passeio pode ser feito em seis horas, mas é recomendado reservar um dia inteiro para aproveitar bem e entrar nos pontos turísticos indicados. Espero que tenham gostado da dica!

Postagens Relacionadas

3 comentários

  1. Afff, Veneza é uma lindeza, né? E o entorno idem... Fico só babando e babando nas fotos (as suas, inclusive, estão maravilhosas)!
    Estou APAIXONADA por Burano, nunca tinha ouvido falar! Que história linda, que visual maravilhoso! Sei lá, até seu sorriso tá mais colorido nela!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, já estive em Veneza mas não tive tempo de visitar os arredores!! Obrigado pelo post!!

    ResponderExcluir
  3. Ai que coisa mais liiinda! Sou alucinada com a Itália e ver posts assim só me deixa mais doida para conhecê-la!
    Meu eu fotógrafa ficou doidinho com as últimas duas - essas casinhas coloridas ia ser cada ensaio que socorro hahahahah... E a segunda: pouquinha gente, poder fotografar sem preocupar com aparecer gete atrás hhahahahahah
    Adorei suas fotos e post! Beijos!
    A Menina da Janela

    ResponderExcluir

Newsletter

Inscreva-se na newsletter do bloguinho! ♥
* indicates required



Projetos do blog



I'll follow the Sun