O que fazer na praia do Siriú, em Garopaba


sábado, 5 de janeiro de 2019

A Praia do Siriú é uma das mais lindas praias da região de Garopaba, uma cidade muito gostosa do estado de Santa Catarina. Eu sempre me hospedo na cidade e acabo passando o dia em outras praias, mas aproveitei o fim de ano e fiquei cinco dias maravilhosos só na Praia do Siriú, e nessa postagem vim compartilhar algumas dicas de passeios para aproveitar ao máximo sua viagem.

o que fazer praia do Siriú

Praia do Siriú, em Garopaba

A praia do Siriú é uma praia de Garopaba, em Santa Catarina, mas fica um pouquinho mais distante da cidade. Ela faz parte do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e é uma área de preservação permanente, chamando atenção pela natureza exuberante da região, repleta de dunas e um relevo interessante de se observar da própria praia.

Na minha opinião, a praia do Siriú é uma das mais bonitas de Garopaba, e eu gosto dela justamente por ela ser mais afastada, ter um aspecto mais selvagem que as outras praias. A natureza é bastante preservada e a praia tem alguma infraestrutura, com casas para alugar, restaurantes, mercadinho, camping e alguns ambulantes vendendo alimentos na praia, mas continua tendo aquele ar de 'prainha' mesmo, um lugar bacana para relaxar e aproveitar a natureza. Veja algumas dicas sobre o que fazer na praia do Siriú


1. Andar de Sandboard nas Dunas

A praia de Siriú é famosa por suas dunas, que chegam a até 5km de comprimento. Elas são vistas da própria estrada, e são simplesmente impressionantes! São dois lugares preparados para a prática de Sandboard e dois pontos se localizam na estrada de Garopaba para o Siriú. Eu fui apenas uma vez e achei super bacana, vale à pena mesmo para quem não é muito radical e quer apenas experimentar uma atividade diferente, basta ter um pouco de cuidado e, de preferência, ir em um horário que o sol não esteja muito forte.

o que fazer praia do Siriú

2. Visitar a Cachoeira do Siriú

Entre tantas belezas naturais, um dos recantos mais bonitos das redondezas é a Cachoeira do Siriú, ideal para passar o dia. Trata-se de uma cachoeira pequena, acessível por uma trilha, com água bem gelada e muitas árvores ao entorno. A primeira corredeira é a mais bonita e é onde as pessoas em geral ficam tomando banho, mas subindo um pouco também tem outra corredeira que vai menos gente. O valor do ingresso é R$ 5,00 e o lugar conta com banheiro e estacionamento, além de um restaurante que serve, entre outros peixes e frutos do mar, anchovas na brasa. Eu não como, mas o pessoal aprovou!

o que fazer praia do Siriú


3. Praticar esportes náuticos na Lagoa do Siriú

Na praia do Siriú também há acesso à Lagoa do Siriú, o que é muito legal, porque de um lado tem vista para o mar e de outro para a lagoa. No entorno, há barraquinhas de aluguel de cadeira de praia, guarda-sol e materiais para atividades como caiaque e stand up paddle. Para quem não sabe, o caiaque é uma espécie de canoa que uma ou duas pessoas andam de remo, enquanto o stand up paddle é o chamado "surf com remo" ou "remo em pé", ou seja, a pessoa fica em cima da prancha de surf e utiliza um remo para se locomover. Fizemos Stand Up Paddle no final da tarde, foi muito legal!

o que fazer praia do Siriú

4. Curtir a praia do Siriú

Mas claro! Onde já se viu ir à praia e não aproveitar a própria praia? O Siriú tem um mar bastante revoltado e pelo perigo não dá para ir muito para o fundo, mas a água é própria para banho e é super gostoso de se aproveitar, lembrando que, além do mar, tem a lagoa na própria praia. A praia, aliás, é lindíssima, cercada de natureza, morros e dunas, e não é escondida e não chega a ser tão movimentada como a praia de Garopaba. Eu adoro o Siriú e, mesmo para quem fique em outra praia, super recomendo passar um dia lá!

o que fazer praia do Siriú


Nesse artigo trouxe algumas dicas sobre o que fazer na praia do Siriú, que é uma praia que encanta pelas belezas naturais e se mostra como uma boa opção tanto para quem quer fazer trilhas e praticar esportes como para quem quer simplesmente relaxar em uma praia tranquila. Espero que tenham gostado e que eu tenha incentivado vocês a conhecer o Siriú!

Postagens Relacionadas

1 comentários