Amsterdam no inverno - conheça o Amsterdam Light Festival


sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Quando viajamos para Amsterdam, tivemos a oportunidade incrível de fazer um passeio de barco pelos canais, quando conhecemos a cidade por outro ângulo. Gostamos tanto desse passeio que resolvemos conhecer a cidade pelo mesmo ângulo, mas de uma maneira totalmente diferente: fizemos o percurso do Amsterdam Light Festival, que ocorre entre novembro e janeiro.

Amsterdam Light Festival


O Amsterdam Light Festival é um evento noturno que começa no final de novembro e vai até o final de janeiro, quando a cidade fica iluminada por obras de diversos artistas. Não são apenas "luzes de natal", mas verdadeiras obras de artes desenvolvidas e pensadas especialmente para o Light Festival, cada uma com um significado diferente. Algumas são bastante inteligentes, outras requerem uma interpretação mais aberta, mas todas têm o mesmo efeito de impacto e beleza.

Há duas maneiras de se aproveitar o Amsterdam Light Festival: pelo trajeto terrestre e pelo trajeto aquático. O percurso terrestre é totalmente gratuito e fica em um lugar diferente a cada ano, mas tem que ficar atento com a data de término, pois encerra-se mais cedo do que o percurso aquático. Quando fomos ficamos um tempão procurando as tais luzes próximo da área demarcada e só depois de muito caminhar descobrimos que já tinha acabado. Já o percurso aquático é bem tranquilo e pode ser comprado com antecedência.

Amsterdam Light Festival


A Rota Aquática do Amsterdam Light Festival é muito bonita e proporciona um prazer duplo: passear de barco pelos canais de Amsterdam e ver as mais de vinte obras instaladas ao longo do percurso. Trata-se de um evento noturno, mas como no inverno anoitece cedo, perto das 17h, é possível agendar o passeio para esse horário. Fomos por volta das 20h00 e é um passeio bem diferente do que fizemos durante o dia, já que conhecemos a cidade de noite e nos maravilhamos com as luzes dos canais.

Fizemos o passeio com a Blue Boat Company e havia apenas mais um casal conosco, de modo que foi um passeio bem tranquilo e intimista. O guia, que só falava inglês, era um verdadeiro gentleman, muito simpático, e havia opções de alimentação e bebida a bordo, sendo que também há a opção de comprar o passeio com jantar completo. Ao longo do passeio, o guia explicava sobre quem era o artista responsável por determinada obra, seu significado e sua relação com Amsterdam. Muito interessante.

Amsterdam Light Festival


As pessoas costumam dizer que não é indicado visitar a Europa no inverno, por conta do frio e do fato de anoitecer cedo, o que pode atrapalhar alguns passeios. Por outro lado, é nessa estação que acontecem eventos diferentes, como o Amsterdam Light Festival, que é uma oportunidade única e tornou nossa estadia em Amsterdam ainda mais especial.

Postagens Relacionadas

0 comentários