Monumento a Vittorio Emanuelle II - Uma vista panorâmica de Roma


terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Roma é famosa por suas praças e não dá para conhecer a cidade sem visitar a Piazza Spagna, Piazza Navona, Piazza del Popolo e a Piazza Venezia. No artigo de hoje, compartilho algumas curiosidades e informações sobre a Piazza Venezia, famosa pelo Monumento Nacional a Vitorio Emanuelle II.

Monumento a Vittorio Emanuelle II vista panorâmica Roma


A Piazza Venezia fica em uma região central de Roma, no meio da Via del Corso, que leva à Piazza del Popolo, e a Via dei Fori Imperiali, que em dez minutos de caminhada leva ao Coliseu. Também fica próxima à Piazza del Campidoglio, ao Musei Campidoglio, à Bocca della Verità e a vários pontos turísticos de Roma, de modo que fica bem fácil encaixá-la em um roteiro pela cidade.

Monumento a Vittorio Emanuelle II vista panorâmica Roma Monumento a Vittorio Emanuelle II vista panorâmica Roma Monumento a Vittorio Emanuelle II vista panorâmica Roma


Na frente da Piazza Venezia, fica o impressionante Monumento a Vittorio Emanuelle II, ninguém menos que o primeiro rei da Itália, responsável pela unificação do pais. Apesar de ser um monumento recente, construído em 1911, representa muito para o povo romano e sintetiza muito bem o que esperar de um monumento romano, afinal é gigantesco e muito bem detalhado. O Monumento, que também é conhecido por Altare della Patria ou ainda Il Vittoriano, trata-se de um conjunto formado por escadarias, colunas, fontes e estátuas, sendo a maior de todas a estátua equestre de Vittorio Emanuelle II.

Monumento a Vittorio Emanuelle II vista panorâmica Roma Monumento a Vittorio Emanuelle II vista panorâmica Roma

Há quem pense que o Monumento a Vittorio Emanuelle II seja só um "monumento", uma gigantesca estátua, mas o edifício também conta com um espaço interno e inclusive com um museu de visitação gratuita, o "Museo centrale del Risorgimento", e a Terrazza del Vittoriano, nada mais que o terraço. Acabamos não indo no museu porque era dedicado mais a relíquias de guerra e já havíamos visitado vários museus, mas subimos no terraço e posso assegurar: a vista é incrível.

Monumento a Vittorio Emanuelle II vista panorâmica Roma Monumento a Vittorio Emanuelle II vista panorâmica Roma Monumento a Vittorio Emanuelle II vista panorâmica Roma Monumento a Vittorio Emanuelle II vista panorâmica Roma

Como o Monumento a Vittorio Emanuelle II fica em um local central de Roma, é possível ver vários lugares, como o Coliseu, o Pallazzo Venezia e, claro, as inúmeras igrejas de Roma. É muito legal, porque dá para ver a cidade e no meio dela as ruínas do que um dia foi o Império Romano, inclusive com vista para o Foro Romano e Palatino, outro ponto turístico bem interessante de se visitar. A vista fica ainda melhor subindo no elevador panorâmico, que salvo engano custa sete euros, mas sinceramente não achamos necessário, até porque o acesso ao terraço é gratuito e já garante uma bela vista de Roma.

Monumento a Vittorio Emanuelle II vista panorâmica Roma Monumento a Vittorio Emanuelle II vista panorâmica Roma


Roma é uma cidade simplesmente incrível. É admirável o apreço que os romanos tem por sua história e como isso compreende tanto os grandes feitos da Roma Antiga quanto seus capítulos mais recentes, como a unificação da Itália. É verdade que a construção do monumento foi um pouco polêmica na época em razão do monte Capitolino e que a própria arquitetura desagrada alguns italianos, que costumam comparar o monumento a um bolo de noiva por ser feito do mais branco mármore. Para mim, o Monumento a Vittorio Emanuelle II é simplesmente maravilhoso, dá para ficar muito tempo apreciando cada detalhe e, por fim, subir em seu terraço e apreciar Roma do alto: a vista é inesquecível.

Postagens Relacionadas

0 comentários