Roteiro de 1 dia em Curitiba - como funciona o ônibus turístico


sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Quando se pensa em viajar pelo Brasil, os primeiros destinos que veem à mente são cidades grandes como Rio de Janeiro e São Paulo, ou lugares mais turísticos como Gramado e as praias do nordeste. Mas a verdade é que todos os lugares guardam surpresas e muitas coisas interessantes para se conhecer, e uma das capitais mais bacanas do Brasil certamente é Curitiba, com muitos pontos turísticos.

roteiro 1 dia Curitiba


Nesse artigo, compartilharei meu roteiro de um dia por Curitiba, mas também darei uma dica de ouro para quem quiser montar com facilidade seu próprio roteiro: explicarei como utilizar o ônibus turístico de Curitiba, que passa por mais de vinte e cinco pontos turísticos.

Como funciona o ônibus turístico de Curitiba



Para nossa sorte, Curitiba tem a melhor linha de ônibus turístico do Brasil. Sabe aqueles ônibus de dois andares, que fazem várias paradas e os passageiros podem subir e descer? Os ônibus turísticos de Curitiba são excelentes, param em vinte e oito pontos turísticos diferentes e isso facilita não apenas no transporte de um lugar para o outro, como também para ter um panorama geral da cidade. Vale muito mais à pena do que pegar um táxi, uber ou o transporte normal.

roteiro 1 dia Curitiba


O ônibus turístico de Curitiba funciona da seguinte forma: você paga R$ 45,00 (nov/2018) em dinheiro e ganha uma cartela que dá direito a cinco embarques, o que permite o passageiro conhecer, no mínimo, quatro pontos turísticos. Normalmente, os ônibus não operam segundas-feiras, exceto no período de férias escolares e feriados nacionais, quando o horário de funcionamento (09h às 17h30) também é estendido até às 19h30. Os veículos são acessíveis. O embarque e a compra da cartela podem ser feitos em qualquer ponto de embarque ou na URBS - Rodoferroviária - Bloco Central.

Com toda essa versatilidade, é muito tranquilo de organizar seu roteiro de acordo com o ponto turístico mais próximo e, claro, escolher as quatro paradas. Fiquei com muita vontade de conhecer o Passeio Público, Bosque João Paulo II, Universidade Livre do Meio Ambiente, Parque Tingui e Setor Histórico, mas acabei escolhendo os pontos turísticos mais tradicionais e é sobre eles que escreverei nos próximos parágrafos. Fiquem à vontade para seguir meu roteiro ou modificá-lo de acordo com suas prioridades.


Jardim Botânico



roteiro 1 dia Curitiba


Embarcamos na Praça Tiradentes por volta das 10h30 e nossa primeira parada foi um dos lugares mais famosos da cidade: o Jardim Botânico.

O Jardim Botânico de Curitiba é um verdadeiro cartão-postal da cidade, um lugar imperdível com uma área de 178 mil m² e que além de belíssimo faz um importante papel de conservação da natureza, já que 40% é área de preservação permanente. Com vários gramados, jardins bem ornamentados e vários espaços para aproveitar, o principal deles é a Estufa, que chama atenção pelo seu estilo único e por abrigar várias espécies de vegetais. No Jardim Botânico, é possível visitar a Estufa e também um pequeno museu, onde ficam vários quiosques de artesanato. Imperdível!


Museu Oscar Niemeyer



roteiro 1 dia Curitiba

Nossa próxima parada foi sensacional: o Museu Oscar Niemeyer, também conhecido como Museu do Olho, devido ao seu formato ser parecido com...bem, um olho. É realmente uma construção muito interessante e um dos cartões postais da cidade, já que é muito icônico e foi uma das últimas obras no arquiteto. Dentro do museu, além de conhecer mais sobre o trabalho do Niemeyer, ocorrem exposições temporárias de arte, dos mais variados tipos.

Antes ou depois de chegar no museu, é uma boa hora para fazer uma parada para o almoço. Nesse sentido, fica nossa dica de ouro: o restaurante Maccheroni Trattoria, há cinco minutos do museu. É uma cantina italiana de altíssima qualidade e os valores (mais ou menos R$ 30,00 o prato executivo, incluindo entrada) são compatíveis com os demais lugares e são muito bem pagos considerando o atendimento, o ambiente e a comida.

roteiro 1 dia Curitiba


Ficamos quase duas horas no museu e seguimos para nossa próxima parada, mas uma boa dica é combinar a visita com o Bosque do Papa, há cinco minutos a pé. De todo modo, o bosque ficou para uma próxima visita - nós pegamos o ônibus novamente em direção a próxima parada: Ópera de Arame.


Ópera de Arame



roteiro 1 dia Curitiba


Confesso que tinha lido que a Ópera de Arame era apenas um "point" para fotos, um lugar para chegar, tirar algumas fotografias e ir embora, já que a princípio não pode entrar no local. Pode até ser, e por isso tínhamos planejado ficar menos de trinta minutos por lá, mas para nossa sorte estava acontecendo o Festival do Vale da Música, e foi muito legal! No andar debaixo estava tendo um show de jazz, com um palco montado em cima da água. Infelizmente, fica a ressalva aqui quanto ao café, que apesar de ser um ambiente muito bacana, não nos atendeu adequadamente, ou melhor, não nos atendeu. Ficamos cerca de vinte minutos esperando um suco de laranja que nunca veio! Talvez tenha sido azar por ser um feriado, porque parecia ser muito legal.

A Ópera de Arame também é palco de shows com certa frequência, sobretudo à noite, então vale à pena conferir o calendário de eventos antes de planejar a viagem.


Parque Tanguá



roteiro 1 dia Curitiba


Quando você vai fazer um check in nesse ponto turístico, sabe o que aparece de sugestão? Parque Tanguá, o parque mais bonito de Curitiba. E é verdade! Situado em uma antiga pedreira, o Parque Tanguá é o lugar mais bonito da cidade, com flores, espaço para caminhar e um mirante com vista não só para o parque como também para um grande vale.


Bônus: Hard Rock Café Curitiba



roteiro 1 dia Curitiba

Seguindo esse roteiro, o passeio pela linha de ônibus turístico deve terminar no Setor Histórico, onde ficam vários prédios históricos, ou voltar à Praça Tiradentes, ponto final da linha turística. De todo modo, um lugar que vale muito à pena visitar de noite em Curitiba é o Hard Rock Café, primeiro restaurante da rede americana no Brasil.

O Hard Rock Café Curitiba é muito legal! É um estabelecimento gigante, de quatro andares (o maior HRC que já fui, perdendo, talvez, para o de Nova York) e com um ambiente excelente, cheio de artigos de artistas famosos, um lugar bacana de frequentar.


Vale à pena visitar Curitiba?



Vale à pena visitar Curitiba? Com certeza! Para mim, basta só olhar as fotografias desses lugares tão bonitos e com tanta coisa interessante para fazer que já fico com vontade de viajar para lá de novo. É uma cidade incrível, bem organizada e com muitas atrações. Com apenas um dia, é possível conhecer os principais pontos turísticos e aproveitar bastante a viagem, mas quem tiver mais dias, pode aproveitar para conhecer os lugares restantes ou ainda fazer um maravilhoso passeio de trem pela Serra do Mar. Espero que essa postagem tenha incentivado vocês a conhecer a cidade!

Postagens Relacionadas

1 comentários