Buenos Aires: El Ateneo, uma das livrarias mais bonitas do Mundo


sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Frequentemente citada como uma das dez livrarias mais interessantes do mundo, um dos lugares mais incríveis para se conhecer em Buenos Aires é a livraria El Ateneo Grand Splendid, que impressiona pela sua estrutura e beleza única.

Livraria El Ateneo Buenos Aires


El Ateneo é uma famosa livraria de Buenos Aires que se localiza em um antigo teatro, Grand Spledid. Isso mesmo: trata-se de um teatro construído em 1919 com capacidade para mais de mil espectadores, que foi palco de grandes espetáculos de tango como os shows dos artistas Carlos Gardel e Roberto Firpo e, transformou-se em cinema em 1929, ficou um longo período inativo e, em 2002, foi alugado pelo grupo El Ateneo e se transformou nessa famosa livraria, que conta com mais de 120 mil títulos espalhados pelo gracioso espaço.

Livraria El Ateneo Buenos Aires


Como se trata de um teatro antigo, El Ateneo Grand Splendid já impressiona pela sua arquitetura centenária, com uma fachada clássica e, por dentro, camarotes, uma gigantesca cúpula ornamentada e até a cortina de veludo. A estrutura do teatro foi toda mantida, mas agora os camarotes viraram salas de leitura, o palco virou uma cafeteria e, assim, aquele teatro que foi tão importante no passado ganhou um novo significado.

Livraria El Ateneo Buenos Aires Livraria El Ateneo Buenos Aires

É muito engraçado como El Ateneo consegue ser pomposo, glamouroso e, ao mesmo tempo, aconchegante. Por ser um teatro, é bastante chique e grandioso, mas todos aqueles livros, a animação das pessoas, dos funcionários, toda a atmosfera é muito confortável e estimulante. São cinco andares repletos de livros, CDs e DVDs, tudo com muitas áreas para leituras.

Livraria El Ateneo Buenos Aires


Como leitora voraz, é impossível não se maravilhar com aquele ambiente, querer levar todos os livros para casa ou simplesmente querer morar ali. É como na cena em que Bela descobre que a Fera tem uma biblioteca, é um lugar muito impactante e ao mesmo tempo que te impressiona, te convida para sentar em uma poltrona e ler um livro, aproveitando o momento. Hoje, guardo comigo o livro que comprei lá e as fotografias dessa postagem, mas tenho muita vontade de voltar e explorar ainda mais essa livraria mágica! Adorei conhecer El Ateneo Grand Splendind e espero que essa postagem tenha despertado ou aumentado o interesse de vocês!

Local: Av. Santa Fe 1860, C1123, Buenos Aires, Argentina
Horário: segunda a quinta, das 09h às 22h | sextas e sábados até às 24h | domingo, das 12h às 22h
Telefones:4813.6052 / 4811.6104

Postagens Relacionadas

4 comentários

  1. Meu sonho conhecer as livrarias de Buenos Aires ♥

    ResponderExcluir
  2. Que lugar lindooooo ♥
    Quero muito poder conhecer Buenos Aires! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que vontade de pegar uma mala e sair rumo a Buenos Aires! Essa livraria parece ser linda mesmo de ver pessoalmente e passar um tempinho por lá. Com certeza eu não deixaria de visitar também :)

    Espero que esteja tudo bem por aí.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  4. Como eu AMO! El Ateneo, Buenos Aires, Argentina! <3
    É sempre bom revisitar minha cidade preferida na vida, nem que seja por um post no blog! :)

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir