Cirque du Soleil JOYÀ, na Riviera Maya


sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Quando planejamos nossa viagem para Cancún, um dos fatores quase decisivos para nossa escolha foi descobrir que lá tem um espetáculo do famoso Cirque du Soleil. Isso mesmo! A famosa companhia de circo canadense, que conta com apenas dez shows em locais fixos, tem um espetáculo na Riviera Maya: JOYÁ, uma experiência fantástica do início ao fim.

Cirque du Soleil Cancún


O Espetáculo JOYÀ é o primeiro show residente do México (aliás, o primeiro show fixo na América Latina, e o primeiro show permanente fora dos Estados Unidos!) e o primeiro no mundo inteiro que combina o espetáculo circense com uma experiência gastronômica, pois alguns ingressos oferecem um jantar dentro do próprio teatro. O show tem um enredo lúdico e bonito de acompanhar, e o teatro foi desenvolvido especialmente para o Cirque du Soleil e está em uma região de grandes belezas naturais, tendo um ar místico e sofisticado. Nesse artigo, trarei algumas informações sobre o show JOYÀ e claro, contarei como foi minha experiência.

O teatro do espetáculo JOYÀ - como chegar



Cirque du Soleil Cancún


A experiência já começa com o impacto da chegada: o Teatro desenvolvido especialmente para o espetáculo tem uma arquitetura muito diferente que combina muito com a atmosfera da região, e o complexo todo fica ao redor de um cenote. O lugar conta com estacionamento, banheiros, loja de souvenirs e um delicioso restaurante - também ao redor do cenote - onde podemos comer alguma coisa diferente ou beber um drink enquanto esperamos o show. Tudo isso vai nos preparando para a entrada no teatro, que tem uma decoração colorida e lúdica, mas ao mesmo tempo intimista e elegante, que realmente chama atenção em cada detalhe e combina muito com o show. O teatro tem capacidade para 650 pessoas e, como a arquitetura é circular, não tem lugar ruim - qualquer assento dá para ver perfeitamente o palco (a distância do palco até a última fileira, por exemplo, é 18 metros). É dentro do teatro que acontece o show e, para quem comprou ingresso com alguma experiência gastronômica, o jantar.


Tipos de ingresso, preços e horários



O Cirque du Soleil JOYÀ tem diferentes tipo de ingresso: o "VIP dinner" e "Regular dinner", que são a experiência com jantar e champagne (sendo que o VIP tem acesso preferencial, champagne ilimitado e coquetel de boas vindas), o "premium seats, drinks and appetizers", com bebidas e aperitivos, e ingressos "show only", com preços variando conforme o lugar. Os ingressos para apenas o show custam a partir de 77 dólares e podem ser comprados no site oficial, escolhendo o dia e horário do show, tipo de ingresso e poltrona ou mesa numerado.No próprio site, também pode ser comprado o transfer de Cancún ou Playa del Carmen para o teatro, por 20 dólares e 18 dólares, respectivamente. Em Cancún, o transfer do Cirque tem como partida e chegada o shopping La Isla, enquanto na Playa del Carmen ele parte e volta para o Playacar Center Shopping Mall. Pegamos o transfer de Playacar e foi super tranquilo, mas quem quiser ir de carro, não tem erro: o Cirque du Soleil fica localizado ao longo Carretera Cancún-Tulum há cerca de 50km de Cancún e 20km da Playa del Carmen, muito fácil de chegar.

Cirque du Soleil Cancún


Compramos o ingresso "show only" e ficamos mais ou menos no meio do teatro, com uma ótima visão do palco. Como eu disse, não tem lugar ruim e nossa experiência foi fantástica, mas sinceramente me arrependi de não ter escolhido um ingresso com experiência gastronômica. Quem compra o ingresso com jantar, fica sentado mais na frente e entra uma hora antes para o jantar, que conta com entrada, prato principal e sobremesa, tudo verdadeiramente gourmet e até a apresentação dos pratos é diferenciada. Falando em apresentação, enquanto acontece o jantar, uma banda fica tocando até iniciar o verdadeiro espetáculo. Chegamos um pouco antes e ainda vimos um pouco do show da banda, como tudo relativo ao Cirque du Soleil, de altíssima qualidade.

O espetáculo JOYÀ ocorre de terça à sábado, com apresentações que podem ocorrer às 19h00, 21h00 e 21h15, dependendo do dia e da temporada. Infelizmente, não é todos os dias que tem mais de uma apresentação, então tem que ver no site para se programar, considerando ainda que quem opta pelo ingresso com jantar deve chegar uma hora antes do horário marcado no site.


Cirque du Soleil JOYÀ - O espetáculo



O espetáculo JOYÀ é simplesmente fantástico. Com duração de pouco mais de uma hora, o show conta a história de uma menina chamada JOYÀ, que cresceu ouvindo as histórias mágicas contadas por seu avó e parte numa jornada rumo ao fantástico em busca de uma pedra preciosa. Inspirada na migração da borboleta monarca, o enredo é uma espécie de alegoria, uma história sobre alegria, conhecimento, sobre a busca pelo sentido da vida, mas com personagens únicos meio humanos e meio animais e com a magia que só o Cirque du Soleil consegue proporcionar. Os artistas e técnicos que participam do espetáculo vieram de mais de quinze países diferentes e o show é uma super produção que mexe com todos os sentidos, homenageando elementos naturais e culturais do México.

Cirque du Soleil Cancún


A história é recheada de números circenses que nos deixam maravilhados com os artistas, tem momentos de interação (alguns números acontecem no meio da plateia!) e também um lindo cenário que muda conforme os acontecimentos do show. A orquestra também é um show à parte, aliás, eu lembro até hoje de como fiquei impressionada quando vi o espetáculo La Nouba em Orlando e percebi que aquela trilha sonora que se encaixava perfeitamente ao espetáculo era, na verdade, uma orquestra ao vivo. Os músicos de JOYÀ são fantásticos e estão em perfeita sintonia com os números circenses, aliás, todos os artistas faziam coisas simplesmente impressionantes. No vídeo abaixo, dá para ter uma ideia do que esperar do show, pois é o trailer oficial do JOYÀ:



Sei que é repetitivo ficar falando isso, mas o espetáculo JOYÀ do Cirque du Soleil é simplesmente incrível. Desde o início da experiência, a primeira vista do Teatro, os cenários, a gastronomia, o show, tudo é absolutamente impecável e não tem como não se maravilhar e emocionar com tanta beleza acontecendo no palco. O Cirque du Soleil JOYÁ é uma experiência única e que, ao mesmo tempo que se diferencia das demais atrações da Riviera Maya, se encaixa em toda a atmosfera mística e cultural que só aquela região cheia de riquezas naturais consegue proporcionar. Foi uma noite perfeita e eu recomendo muito essa experiência para quem viajar para a região, tenho certeza que todos vão ficar deslumbrados ao assistir.

*Essa postagem é fruto de uma parceria do Cirque du Soleil com o blog, porém, todas as opiniões são verdadeiras e refletem nossa experiência pessoal.

Postagens Relacionadas

0 comentários