Retrospectiva Literária 2013


segunda-feira, 20 de janeiro de 2014





Todo mundo sabe que eu gosto bastante de livros. 2013 foi um ano bem especial para mim porque eu adquiri vários livros que eu estava namorando há um tempão, ganhei outros inesperados, mas muito interessantes e agora, todos estão bem organizados na minha estante, que dá gosto de olhar. O lado ruim é que eu não consegui ler tanto quanto eu gostaria por causa da faculdade, mas ainda assim li vários livros e olhando para trás tenho uma retrospectiva legal, olha só:



As Vantagens de Ser Invisível, Morte Súbita e O Castelo dos Pirineus já fiz resenha no blog, e como já tenho as postagens preparadas de Escrito nas Estrelas, Guerra dos Tronos (em geral), Admirável Mundo Novo e 1984, também não vou falar deles nessa retrospectiva. Não escreverei sobre O Contrato Social, Dos Delitos e das Penas, A Era do Direito e The Soul of Man Under Socialism porque eles têm um caráter mais reflexivo e filosófico, mas recomendo a todos que os que têm um espírito mais curioso e questionador. Os Miseráveis já falei tanto que vocês estão de saco cheio não é? Bem, vamos aos oito livros que sobraram para nossa retrospectiva <3

O Grande Gatsby

Popularizado agora com o novo filme de 2013, O Grande Gatsby retrata a sociedade americana da década de 1920, com toda sua prosperidade, materialismo e moralidade decadente. Nesse romance, Nick Carraway conhece Jay Gatsby, um bilionário famoso pelas suas grandes festas, realizadas apenas para que ele reencontre Daisy, esposa de Tom Buchanan e seu antigo amor. Não é uma história de amor, mas uma crítica à superficialidade e materialismo.

O Morro dos Ventos Uivantes

Um dos meus livros preferidos e com certeza a melhor (ou pior? Maldito romance!) história de amor que eu já li, O Morro dos Ventos Uivantes retrata o relacionamento tórrido, intenso e verdadeiro de Catherine e Heathcliff. Loucos um pelo outro, eles não podem se casar devido as diferentes condições financeiras, que se mostram um empecilho para a fútil Caty. Uma história de ódio, vingança, amargura, sofrimento... e amor! Como diz na capa do meu livro, “o amor nunca morre!”.

Noite na Taverna

Expoente brasileiro da segunda geração romântica, Noite na Taverna é um compilado de histórias sobre amor, morte e bebida, contados por cinco homens em uma caverna. Apesar da casualidade, é um livro bastante pesado, mórbido, em que o amor sempre origina atitudes violentas. Felizmente é curto e fácil de ler, mas não sei ainda o porquê de ser considerado um clássico, apesar de ser legal até.

The Importance of Being Earnest/ The Happy Prince and Other Tales

Adoro Oscar Wilde desde que li O Retrato de Dorian Gray (resenha). A Importância de ser Ernesto é uma humorada peça teatral sobre dois homens que ocultam seus verdadeiros nomes para conquistar as mulheres que amam. É divertido, sarcástico e tem várias críticas à Era Vitoriana. Já O Príncipe Feliz e Outros Contos é uma coleção de histórias infantis, mas com as mesmas características peculiares de Oscar Wilde.

Os Sofrimentos do Jovem Werther

Marco inicial do romantismo e responsável por uma das maiores ondas de suicídio da Europa, Os Sofrimentos do Jovem Werther conta a história de amor entre ele e sua musa Charlotte, que também o ama, mas é prometida a outro homem. O livro é um compilado de cartas, e por meio delas tomamos as dores do protagonista e vemos Werther se apaixonar cada vez mais por Lotte, a ponto de ela se tornar o único sentido da sua vida.

O Coração das Trevas

Escrito em 1902 por Joseph Conrad, esse clássico é narrado por Cahrles Marlow, que trabalhou durante algum tempo em uma companhia de comércio belga como capitão de um barco a vapor no rio Congo, no transporte de marfim. Nisso, ele presencia a maldade colonial perante os africanos e especula sobre o tão bem elogiado Kurtz, tendo a tarefa de entregá-lo à civilização. É um livro bastante crítico, psicológico, cheio de metáforas e inspirou o filme Apocalypse Now, de Coppola. Obrigada Ferds pela indicação!

Morte nas Nuvens

É da Agatha Christie. Preciso dizer mais? Morte nas Nuvens é um ótimo romance policial em que uma agiota francesa é morta durante um voo de avião com o auxílio de uma zarabatana. Investigando os suspeitos, percebe-se que ninguém teve a oportunidade de se aproximar da vítima sem ser visto pelos outros e que aparentemente poucas pessoas daquele voo teriam motivo para desejá-la morta. Quem é o assassino? Cabe a Hercule Poirot e suas brilhantes células cinzentas descobrir.

xxx

E então, como foram de leituras em 2013? Eu li bastante, mas não consegui ler quase nenhum dos livros que havia escolhido. São eles que lerei em 2014!

Postagens Relacionadas

12 comentários

  1. Desses que tu listaste, O morro dos ventos uivantes e O grande Gatsby eu já li e são ótimos. Confesso que estou ansiosa pela resenha de Admirável mundo novo e 1984. E vai aí uma provocaçãozinha: quero resenha crítica, ok?

    ResponderExcluir
  2. os miseráveis OMG *u* tu gosta de Os miseráveis que lindaa ! é uma história fascinate eu fiz um teatro dela ano passado eu sugeri a obra como peça e ela aceitou, meu grupo fez uma adaptação e eu fiquei como Jean Valjean (uhuuu) foi uma experiência e tanto.

    bissous,
    http://raahamour.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. A maioria dos seus livros eu quero ler! :) Amo As vantagens de ser Invisível :)

    http://qualquerinfinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gostei dos livros :) Queria ler eles e muitos outros, mas tenho joguinhos para jogar!! :D (tenho que acabar Wuthering Heights)
    Beijins

    ResponderExcluir
  5. Gostei do post, Vick :) Em breve publicarei a minha retrospectiva :P

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Quero tanto terminar As Vantagens de ser Invisível. Comecei a ler faz um tempão na livraria, não consegui comprar e nem consegui terminar de ler ainda hahaha Pior que quero ver o filme, mas quero ler primeiro :(

    Beijos!
    cerisepepper.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Sempre quis ler Os Sofrimentos do Jovem Werther, dizem que é ótimo!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá...Adorei ter ser citado!

    Adoro O Coração das Trevas...apesar de ser curtinho é livro genial. Fico feliz q gostou.

    O Jovem Werther eu preciso reler....foi na época da escola e hoje sou outro Ferds...o que deixa tudo mais legal.

    Nossa vc leu a noite na taverna...Eu montei uma peça na escola com o primeiro conto...Eu era o Solfieri..rsrsrsr...bons tempos...acabei até roubando esse livro da escola, como presente pela minha boa atuação e direção.

    Adorei os livros...que tal começar o Ano com Mario Benedetti?

    Bjos

    www.malditovivant.net

    ResponderExcluir
  9. 2013 tbm foi mto bom na minha vida literária.
    tbm adquiri mtos q estava desejando. mas ainda falta um cado.
    li so 10 livros, mas foi o maior numero de leituras em um ano q ja fiz. entao to no lucro.
    beijos

    http://www.biancagsnunes.com/

    ResponderExcluir
  10. Vic sempre nos clássicos hueheuhe, no geral boa escolha de livros, mas eu quero resenha do LIVRO do Hobbit também...

    ResponderExcluir
  11. tenho muita vontade de ler ou ver o filme Gatsby, já ouvi muitos elogios.

    Grande beijo
    umanoitemparis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Só li "As Vantagens de Ser Invisível"! Morro de curiosidade de ler "Noites na Taverna" desde que estudei essa obra na época de escola! Eu não curti tanto o filme do Gatsby, mas acho que vale a leitura para comparar!
    Beijos,
    Own mine

    ResponderExcluir