Book Club: Para todos os garotos que já amei


sexta-feira, 25 de março de 2016

Desde que entrei para o Book Club já li um clássico adorável, o thriller do momento, um livro do Stephen King, um young adult surpreendentemente agradável e agora, foi a vez de um romance bastante fofo de uma menina no estilo médio. Espero que gostem da minha resenha de Para todos os garotos que já amei, da escritora Jenny Han.

resenha livro Para todos os garotos que já amei
Título: Para todos os garotos que já amei
Autora: Jenny Han
Editora: Intrínseca
Páginas: 320 páginas
Comprar: Compre o livro pela Amazon ou Saraiva


O livro conta a história de Lara Jean, uma menina de dezesseis anos que resolveu guardar em uma caixinha deixada por sua mãe os seus bens mais preciosos: cartas de amor, escritas sempre que Lara Jean decide esquecer uma paixão. Quando sua irmã mais velha se muda de país, Lara tem que lidar não apenas com as saudades e a responsabilidade de cuidar de sua irmã mais nova, como também com um acontecimento inesperado: todas as suas cinco cartas foram enviadas aos remetentes. Entre suas antigas paixões estão Peter Kavinsky, um dos garotos mais bonitos do colégio, e Josh, seu melhor amigo e namorado da irmã mais velha - mas Lara Jean vai descobrindo que uma dessas paixões não é tão antiga quanto parece.

Assim como a sinopse sugere, Para todos os garotos que eu já amei é um livro leve e gostoso de se ler, que fazem os estudantes do ensino médio se identificarem e as pessoas mais velhas lembrarem com carinho dessa época. Claro, essa sensação não se dá apenas pela temática: o mérito também é de Jenny Han, que tem uma escrita envolvente e acessível, detalhando sem exageros os sentimentos das personagens. Em certo momento, o livro apela para o clichê do "namoro de mentira", mas tudo acontece de forma tão natural que todas as situações do livro são coerentes e ainda por cima não sabemos com quem Lara Jean vai ficar, pois aprendemos a gostar dos dois rapazes apresentados. A única coisa que me incomodou foi o final em aberto, mas recém foi lançada a continuação do livro resolvendo esse problema.

resenha livro Para todos os garotos que já amei


Tanto o título da obra quanto minha própria resenha levam a crer que é apenas uma história de amor, mas o livro vai além à medida que acompanhamos o amadurecimento da personagem. As tais cartas de amor servem apenas para impulsionar os relacionamentos, e além do inusitado romance entre duas pessoas que nada tem em comum e a confusa amizade com Josh, o livro aborda principalmente relacionamentos familiares. Conhecemos mais sobre "as irmãs Song" e seu envolvimento com a cultura coreana, vemos o quanto Lara Jean admira a irmã mais velha e se preocupa com a irmã mais nova, mostrando como há carinho e lealdade entre irmãs. Todas as personagens tem personalidades bem desenvolvidas e é fácil de simpatizar com cada uma delas.

Para todos os garotos que já amei é uma leitura divertida e relaxante, que pode ser feita em um ou dois dias. Não chega a ser emocionante e não tem uma trama tão elaborada até porque as personagens estão no ensino médio, mas quem gosta de romances achará este livro extremamente fofo e até ficará com vontade e escrever uma carta de amor.

Ronnie | Wanila | Cecilia | Isadora

Curta nossa página!
Junte-se ao Book Club no Facebook e participe do projeto!

Postagens Relacionadas

5 comentários

  1. Oi Vick, como vai?
    Amei sua resenha <3
    Quero muito, mas muito mesmo ler esse livro! Li O Verão que Mudou Minha Vida da mesma autora, e é um livro muito envolvente e a narrativa dela é maravilhosa! Quero muito continuar a trilogia, e também embarcar em outros livros da Jenny <3

    Um beijo,

    http://winterbird.com.br

    ResponderExcluir
  2. Pois é Vick... acabei de escrever meu post sobre esse livro, mas tive uma experiência diferente com ele quando li, em setembro do ano passado. Achei fofo em alguns momentos, mas em outros eu fiquei irritada com os personagens e com a história, para mim não funcionou.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre fico dividida com as resenhas que encontro, Vick!!
    Eu imagino que deve ser uma leitura rápida e gostosa, mas com alguns personagem que não cativam..
    Pretendo dar uma chance para a leitura em breve rs

    ResponderExcluir
  4. Estou com esse livro aqui pra ler há um tempão, mas não sei. Andei lendo algumas resenhas e acho que vvou ter que ler pra ver o que EU acho. As opiniões são divididas hahahaha
    Vou tentar dar uma chance, custa nada né?

    ResponderExcluir
  5. Fui na livraria comprar livros e encontrei esse, mas como eu não tenho dinheiro suficiente estava com medo de comprar e não gostar. Já li diversas resenhas e as opiniões são bem divididas, alguns acham muito sem graça outros acharam bom. Eu ainda tenho minhas duvidas, só lendo para ter uma opinião concreta.
    adorei a resenha!
    beijoos♥

    http://tonsdesentimentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir