Quinta Clássica: Yes


quinta-feira, 11 de agosto de 2016



Para nossa segunda Quinta Clássica, resolvi apresentar uma banda para quem curte rock progressivo vindo diretamente dos anos setenta: YES.



Yes é uma banda britânica de rock progressivo marcada por belos arranjos, virtuosismo e muita psicodelia. A banda foi formada em 1968 e durante todos esses anos, passou por muitas formações e gravou vários discos de sucesso, como Close to the Edge, Starship Troopers e Astral Traveller. Yes já gravou trinta e oito álbuns ao longo da carreira e o mais interessante é que eles continuam na ativa, sendo um dos maiores ícones da história do rock progressivo.



As músicas da banda são marcadas por letras místicas e surreais, vocais harmoniosos e melodias complexas, que além de misturar elementos do folk, do jazz, do pop e dos mais diversos gêneros musicais, possuíam um ritmo próprio, com padrões diferenciados e uma estrutura completa, de introdução, interlúdios instrumentais, climax. Eu realmente não entendo muito da parte "técnica" para opinar, mas basta ouvir uma música da banda que vocês vão entender o que quero dizer e sentir a energia que Yes proporciona.



Meus álbuns preferidos são Tales From Topographic Oceans (1973) e Fragile, que foi o primeiro que conheci por conta da música Roundabout, ending do anime Jojo's Bizarre Adventure. O bacana é que estava fazendo o Top Cinco de músicas para indicar no blog e conheci um cover fantástico de Every Little Thing, da minha banda favorita (The Beatles). Enfim, segue meu Top Cinco, com o cover de Every Little Thing incluso! :D



Vocês já conheciam Yes? Gostaram ou acharam estranho, haha? Deixe nos comentários!



Esse blog está participando do BEDA e terá postagens novas diariamente em agosto

Postagens Relacionadas

2 comentários