Dicas gerais sobre minha viagem para Montevidéu


sábado, 10 de junho de 2017

Dicas de Viagem para Montevidéu


Oi, pessoal! Infelizmente, chegamos ao fim da nossa série de postagens sobre a minha viagem para o Uruguai! Nas demais postagens, contei detalhadamente sobre cada lugar que visitei e, agora, resolvi compartilhar informações mais "técnicas", sobre quanto custou a viagem, em qual hotel me hospedei, como é a segurança de Montevidéu, etc. Espero que ajude!

O pacote


Montevidéu


Fechamos com uma agência que não existe mais um pacote de excursão cinco dias (três diárias) incluindo o transporte em ônibus leito luxo, três pernoites no Hotel Embajador (com café da manhã incluso), City Tour pela Colônia del Sacramento e dois guias que acompanharam o grupo durante toda a viagem, além de uma festa de ano novo. O roteiro ficou o seguinte:

28/12/2016: Embarque em Porto Alegre às 22h, rumo ao Uruguai
29/12/2016: Chegada ao Uruguai pela manhã, tour por Punta del Este e visita à Casapueblo. Chegada à Montevidéu final da tarde.
30/12/2016: Tour por Colônia del Sacramento
31/12/2016: Tour por Montevidéu e festa
01/12/2016: Retorno à Porto Alegre, com pausa para almoço e compras no Chuy.

Foi bastante cansativo, mas nosso tempo foi otimizado para conhecer da melhor forma possível esses lugares e conhecemos muitos lugares inesquecíveis, como a Casa Pueblo, Teatro Solis, Mercado del Porto, etc. Pelo que andei pesquisando, essa viagem varia entre R$ 700,00 até R$ 1.100,00 saindo de Porto Alegre, dependendo da agência escolhida, mas eu recomendo a Moving Turismo, parceira do blog que frequentemente faz viagens para o Uruguai nos feriados. Foram os donos da Moving que nos acompanharam como guias nessa viagem, e gostei tanto que viajarei com a Moving para Buenos Aires no Corpus Christis! Sobre a experiência de viajar de excursão, contei tudo sobre minha primeira vez nesse post.

A Viagem de Ônibus


Viagem em excursão /></a>
</center><br><br>
A viagem de Porto Alegre para Montevidéu é bastante cansativa porque são cerca de doze horas de distância, mas graças ao nosso itinerário foi bem tranquilo e dependendo da perspectiva mais vantajoso do que ir de avião, porque na época que fomos saiu infinitamente mais barato e tivemos oportunidade de conhecer cidades que não conheceríamos caso fossemos direto para Montevidéu. No caso, dormimos durante à noite e, durante o dia, a caminho de Montevidéu, visitamos Punta del Este e a Casapueblo. Na volta, foi possível passar em Chuy para fazer compras nos Duty Free. Quanto ao ônibus em si, era bastante confortável e eles exibiram alguns filmes (não muito bons, é verdade hiueheu) durante a viagem de volta. O único problema é que o ar condicionado era muuuito frio e eu passei a noite congelando! Mas isso foi experiência minha, que levei uma mantinha (sim, de pescoço huiehiue) enquanto os outros passageiros estavam quentinhos e confortáveis com seus cobertores. Da próxima, eu não erro!
<br><br>
<h2><center>Câmbio & quanto dinheiro levar</center></h2><br>
<center>
<a href=Cassino Montevidéu

Atualmente, 100 reais brasileiros equivalem à 872 pesos uruguaios (dados de Jun/2017) e o recomendado é fazer a troca de reais por pesos direto no Uruguai, porque as casas de câmbio têm valores bem mais vantajosos e, pelo menos em Montevidéu, estão em qualquer lugar, não havendo necessidade de trocar todo o dinheiro logo de cara. Em relação à quanto dinheiro levar, os valores são bastante relativos porque dependem do perfil de cada viajante, se há interesse em ir nas atrações pagas, almoçar nos melhores restaurantes, etc. Tirando as compras nos Duty Free de Chuí (que, obviamente, eram gastos supérfluos), minha viagem custou menos de mil reais incluindo o pacote, ou seja, devo ter gasto uns 400 reais em alimentação, ingressos para atrações turísticas e lembrancinhas. De todo modo, não acho que seja necessário levar muito dinheiro em espécie para o Uruguai. Acontece que o turista tem uma série de benefícios e o uso do cartão de crédito, que normalmente é desvantajoso, é incentivado em restaurantes porque garante desconto de 6% no valor, por exemplo.

Hospedagem no Hotel Embajador


Hotel Embajador Montevidéu


Nos hospedamos no Hotel Embajador, que fica na rua San José 1212, 11100 em Montevidéu, há algumas quadras da Plaza Independencia. Achei a localização excelente para quem quer conhecer Montevidéo à pé e aparentemente a região é segura, porque em três oportunidades caminhei durante à noite no entorno (uma delas até de madrugada!) e foi bem bacana passear sem precisar guardar meu celular. As instalações do hotel são muito boas - nada muito luxuoso, mas confortável para uma boa noite de descanso -, o hotel possui várias áreas como piscina no terraço, estacionamento, academia e sauna, possui serviços como lavanderia e um delicioso café da manhã, com bastante variedade. Recomendo e, se eu voltasse à Montevidéu, certamente ficaria lá de novo.

Restaurantes


Colonia del Sacramento

A comida no Uruguai não é tão exótica e, para ser sincera, não aproveitei muito a culinária local, porque os valores não eram tão amigáveis e em várias oportunidades comi pizza ou outro lanche, haha. Porém, acho que é obrigatório provar uma autêntica parrilla uruguaya e, apesar de todos falarem muito bem do Mercado del Puerto, minha recomendação vai para El Fogón, uma parrilla maravilhosa no centro de Montevidéu. Também merece destaque Il Mondo della Pizza, onde foi a confraternização do grupo na primeira noite e comemos uma pizza deliciosa.

Segurança


Montevidéu a noite


Sempre que as pessoas viagem para a Europa voltam falando coisas incríveis sobre a segurança como "aqui é possível andar na rua de noite!". Bem, a verdade é que não precisa ir tão longe para ter esse tipo de segurança: em Montevidéu, também é assim! Li algumas postagens advertindo que no centro é necessário "cuidar da bolsa" e acho que esse tipo de cautela tem que se ter em qualquer lugar, mas me senti bem mais segura andando por lá do que andando em um bairro nobre de Porto Alegre. Outra coisa que me surpreendeu foi passear pelo centro DE NOITE e ver pessoas andando nas ruas, conversando nos parques, levando o cachorro para passear! Isso é incrível! Não sei se eu dei sorte e por isso fiquei com essa boa impressão, mas me pareceu uma cidade tranquila e consegui aproveitar tudo sem preocupações. Outra coisa que me chamou atenção (até já comentei por aqui) é que tinha pichações em alguns prédios, porém, todos os monumentos estavam intactos. Acho que eles tem certo respeito pela cidade e pela própria história, sabe? Fiquei bastante impressionada e admiro o Uruguai nesse quesito.

Clima


Plaza Independencia


O clima no Uruguai é moderado e as estações são bem definidas, com um verão quente e inverno frio. Fui no início do verão e levei roupas frescas para aproveitar o passeio sem passar calor, e a temperatura estava bem agradável para passear ou mesmo tomar banho de mar na praia. Durante à noite, a temperatura ficava um pouco mais refrescante, mas não frio o suficiente para usar casaco - levei uma jaqueta de couro que ficou na mala. No outono o clima começa a esfriar e, finalmente, no inverno é bem rigoroso para a maioria dos brasileiros, sendo necessário usar casacão, lã e por aí vai. Não estranhei porque o clima é bastante parecido com o daqui do Sul do Brasil, mas recomendo dar uma pesquisada para não errar na hora de fazer a mala.


Terminou! Essa foi a última postagem sobre minha viagem para o Uruguai. Eu nunca tive "o sonho" de conhecer o país, mas agarrei a oportunidade de conhecê-lo e, em três dias, visitei lugares incríveis e tive uma ótima experiência. Resultado: voltei apaixonada pelo Uruguai, feliz por tudo que conheci e com várias coisas em mente para quando voltar de novo! Eu sempre leio postagens de viagem e fico encantada com tanto lugar bonito pelo mundo, então para mim foi muito gratificante escrever essa série de posts e voltar no tempo, rever as fotos e lembrar com carinho de tudo que aconteceu. Espero que tenham gostado e até a próxima viagem!

Postagens Relacionadas

12 comentários

  1. só conheci colonia, mas adorei o uruguai! quero ter a oportunidade de um dia voltar com mais tempo e conhecer mais <3

    beeeijo

    ResponderExcluir
  2. Que dicas bacanas! Adorei o jeito como vc explicou tudo tão direitinho e dando a sua opinião sobre as coisas/lugares. Também não tenho o Uruguai tão cedo na minha lista, mas achei ótima a ideia de ir durante um feriado prolongado =D Acho que dá pra aproveitar bem, não é? Beijo grande!

    ResponderExcluir
  3. ótimas dicas, tudo super prático para ajudar no planejamento.. eu adorei conhecer montevideu, vale a pena!

    ResponderExcluir
  4. Eu amei tanto Montevideo, quanto Colonia. Mas bater Colonia acho que é difícil... Que cidadezinha charmosa né? Acho que vale muito a pena fazer esse roteiro, mesmo que em poucos dias!

    ResponderExcluir
  5. ótimas dicas! com esse post fica fácil de achar o conteudo da sua viagem!! fui no inverno e peguei dias muito bonitos, claro que foi de jaqueta pois o vento eh gelaaado! mas tinha horas do dia que era desnecessario e ficava so de camiseta

    ResponderExcluir
  6. Que legal que aí no Sul a viagem é disponibilizada por algumas empresas, eu fiz essa viagem de ônibus saindo de São Paulo e passando pelo Sul do Brasil. Tenho saudades! Os relatos ficaram demais!

    ResponderExcluir
  7. A viagem saindo de POA fica em conta mesmo, quero ver de tentar ir quando for ao Brasil.. minha tia mora no sul então dá pra sair daí e já ir direto pro Uruguai, sai mais vantagem do que sair de São Paulo eu acho. Muito legal suas dicas, espero conhecer o Uruguai muito em breve tb <3

    ResponderExcluir
  8. Uruguai é muito bacana! Eu conheci Montevideu e Punta, mas pretendo voltar em breve. De repente passar uns dias na praia, ainda não sei... Mas quero muito voltar! Adorei as dicas.

    ResponderExcluir
  9. Nunca pensei em viajar pro Uruguai de ônibus, mas a viagem não é tão longa como imaginei saindo de POA. Adorei o post, super completo.

    ResponderExcluir
  10. Sabe que depois que eu sai da escola nunca mais fiz uma viagem tipo excursão? Mas deve ser divertido demais! Bateu até uma vontadezinha! Deve ser uma delícia conhecer gente nova e não ter que ficar pensando no roteiro, porque já está tudo prontinho. E eu não sou muito apaixonada pelo Uruguai não... Mas acho que vale um passeio como esse demais! É o tipo de experiência que fica para a vida inteirinha.

    ResponderExcluir
  11. É triste perceber que nos sentimos mais seguros em qualquer outro lugar que não seja em nosso país. Estive recentemente em Salvador e me surpreendi com funcionário da própria prefeitura, na saída do elevador, alertando turistas para terem cuidado e não andarem naquela ou noutra rua.

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito do post, eu nem sabia que tinha excursão de ônibus pro Uruguai! haha
    Sou doido pra ir pra lá, passando por Punta del Este!

    http://www.sextadimensao.com/

    ResponderExcluir