Magical and Mistery Tour: O primeiro museu dos Beatles do Brasil, em Canela


quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Imaginem a emoção de uma beatlemaníaca ao planejar uma viagem para a Serra Gaúcha e descobrir que em Canela fica o primeiro museu dedicado aos Beatles do Brasil! E não é só o primeiro, mas sim, o único até então, de modo que é uma oportunidade imperdível para quem está na região e quer conhecer um pouquinho mais sobre a melhor banda do mundo!

Museu Beatles Canela

Leia também:
Paul McCartney em Porto Alegre
O interessantíssimo passeio pelo Mundo a Vapor

O Museu dos Beatles foi inaugurado em outubro de 2016 e tem como proposta nos levar a um mágico e misterioso tour pela história da melhor banda de todos os tempos. Trata-se de um acervo de mais de mil itens do beatlemaníaco André Luis (empresário da banda cover argentina Star Beetles) que foi pensado com muito carinho para os fãs da banda e também conseguir novos fãs, afinal, é impossível não se empolgar com a trajetória do Fab Four. Uma das coisas que mais me chamou atenção é que, apesar de não ser muito conhecido, o museu estava cheio, e todos os visitantes estavam tão empolgados quanto eu.

Museu Beatles Canela Museu Beatles Canela Museu Beatles Canela


Para criar essa viagem pela história dos Beatles, o museu conta com pequenas salas temáticas representando as várias fases da banda, funcionando como uma linha do tempo. Iniciamos nosso tour conhecendo um pouco da amizade entre Paul e John e banda "Quarrymen" da década de 1950, descobrimos curiosidades sobre os antigos membros, sobre como a banda chegou na formação oficial, os shows em pubs na Alemanha e finalmente a Beatlemania, quando os Beatles invadiram os Estados Unidos e o resto do mundo. O bacana da exposição é que conta com vários itens de diversos países, demonstrando o alcance e o potencial dos Beatles, e como eles se popularizaram na música, nos filmes e até mesmo em brinquedos. Também há um espaço dedicado à fase psicodélica (minha preferida) e um pouco da carreira solo de cada integrante, tudo isso sinalizado com placas e vídeos explicativos sobre a história da banda.

Museu Beatles Canela Museu Beatles Canela


O acervo conta com figurinos, instrumentos, bonecos, livros, pôsteres e muitos itens diversos, tudo de uma forma muito bem organizada que dá inveja a qualquer beatlemaníaco. Se eu não conhecesse a banda, teria gostado do museu pela oportunidade de conhecer a história dos Beatles e sua importância, mas como fã, fiquei realmente emocionada de reviver aquela história através dos cômodos do museu, dos vídeos expostos, dos itens. Cada artigo, por mais simples que seja, conta uma história, veio de um lugar, é uma homenagem à maior banda da história. Eu acho isso sensacional, e a ideia de criar um espaço inteiramente dedicado aos Beatles é algo que não tenho palavras pra definir.

Museu Beatles Canela Museu Beatles Canela


No mesmo dia que realizamos esse passeio, visitamos vários outros museus, vimos a Cascata do Caracol, passeamos no centro de Gramado, enfim, fizemos muitas coisas bacanas. Mas nenhum passeio foi tão emocionante quanto o Museu dos Beatles. Não é só porque é a melhor banda do mundo musicalmente, mas The Beatles tem alguma coisa que alegra a alma, que nos deixa feliz de ouvir e querer fazer parte daquela história. Ora, não vamos nos esquecer que a banda durou cerca de dez anos e, mesmo assim, tem influenciado gerações desde 1960 e certamente continuará influenciando. É a atemporalidade da banda que nos une, é cantar sobre temas universais como amor, paz, amizade, e também mostrar a própria individualidade em melodias que encantam as pessoas. Fiquei realmente feliz em visitar o Museu dos Beatles e espero que quem possa aproveite essa oportunidade, é uma dica valiosa de fã para fã sobre um lugar imperdível na Serra Gaúcha!

Museu Beatles Canela
Local: Avenida Ernani Kroeff Fleck 521 – Sala 01 – Canela – RS
Horário: Segunda a sexta das 9h as 17h | Sábados, domingos e feriados das 9h as 19h
Ingresso: 30 reais | 15 estudante e idosos | gratuito menores de 5 anos

* Recebemos os ingressos para o Museu dos Beatles como cortesia para o blog, porém, todas as opiniões são verdadeiras e refletem nossa experiência pessoal.



Clique aqui e confira todos os posts da viagem para Gramado e Canela

Postagens Relacionadas

11 comentários

  1. Eu não sou fã ao ponto de ficar "OMGGG BEATLES WHOAAAAAAAAAAAAAA". mas acho muito incrível ter algo assim por aqui, sei da importância histórica da banda e meu pai adora. Nunca fui para o RS, mas se eu for, com certeza passarei por esse museu ♥
    Beijinhos,
    Pretty things.

    ResponderExcluir
  2. Bom... com certeza é uma parada obrigatória pra fãs. Eu não sou um, mas é claro que entendo a importância histórica da banda.

    A princípio eu ficaria cético, mas lembro que li a biografia do Lennon, pelo Philip Normam e achei sensacional.

    ResponderExcluir
  3. Já quero!!! Vi dois shows dos "Star Beetles", adoro eles. A última vez que os vi eles trouxeram alguns desses itens numa "mini expo". Foi bem bacana. Muitas músicas dos Beatles fazem parte de mim ♥.

    ResponderExcluir
  4. que lugar show de bola pra ir conhecer, sem falar que o ingresso é bem barato

    ResponderExcluir
  5. Fora "Hey Jude" conheço pouquíssimo dos Beatles, mas me parece um lugar interessante pra visitar e conhecer mais, já que é uma banda TÃO famosa. Gostaria de visitar Canela ♥

    xoxo http://www.sextadimensao.com/

    ResponderExcluir
  6. Não sou fã de Beatles, mas reconheço a importancia deles na história da musica e achei o museu maravilhoso, com certeza visitaria.

    Bites!
    TaryBelmont

    ResponderExcluir
  7. Para os apaixonados este museu deve ser incrível!!!
    Legal ter um acervo tão completo aqui no Brasil né?

    ResponderExcluir
  8. GRITO!como assim ? eu tbm nao sabia e fiquei apaixonada com o seu post <3 já quero muito ir, porque perdi a exposição que teve em sao paulo =(

    ResponderExcluir
  9. Apesar de morar no RS, só visitei Gramado/Canela uma vez quando tinha uns 5 anos... Mas, se voltar à Serra, certamente vou dar uma passada pelo Museu! Mesmo não sendo fã, deve ser uma viagem maravilhosa percorrer tantos anos de história ^^
    Belo texto :)

    Bjs da Cami

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus que coisa maravilhosa!!! Mesmo estando bem longe, amei saber que agora tem um museu dos Beatles aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
  11. Amo os Beatles . Esse lugar é muito foda . Quero muito conhecer

    ResponderExcluir