O que fazer em uma conexão em Bogotá


sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Fazer uma conexão longa pode ser uma incomodação para muita gente mas, para mim, é apenas uma oportunidade para conhecer um destino que talvez não estivesse na linha lista tão cedo. No artigo de hoje, compartilharei minhas impressões e dicas sobre uma cidade que eu nunca sonhei visitar, mas adorei conhecer: saiba o que fazer em uma conexão em Bogotá.

Roteiro Bogotá Conexão


Para quem não sabe, Bogotá é a capital da Colômbia e frequentemente figura entre as conexões dos voos para o Caribe, Estados Unidos ou Europa. É a maior cidade da Colômbia, fundada em 1538 e atualmente conta com quase sete milhões de habitantes. Todavia, é uma cidade bem estruturada e moderna, misturando arranha-céus com vários sítios históricos. Bogotá é limpa, arborizada, com ruas amplas e muitas bicicletas. Um lugar surpreendente.

Quanto tempo é necessário?


Antes de mais nada, a primeira pergunta a se fazer quando se quer aproveitar uma conexão para conhecer a cidade é quanto tempo é necessário. No caso de Bogotá, embora a imigração seja bem tranquila, costuma ser um pouco demorada, e no retorno é sempre recomendado chegar com um mínimo de duas horas de antecedência no aeroporto, sendo que o trajeto do aeroporto até o centro da cidade leva cerca de trinta minutos. Tirando o tempo com imigração e deslocamento, sobrando apenas três horas já é possível conhecer um pouco da cidade.

Roteiro Bogotá Conexão Roteiro Bogotá Conexão


No nosso caso, chegamos em Bogotá à noite e ficamos hospedados no hotel Ibis Bogotá Museo, em razão de sua localização privilegiada no centro da cidade e de ter sido bem recomendado. O "roteiro oficial", com todos os passeios que fizemos, ficou das 08h00 às 11h15, e conseguimos visitar o Cerro Monserrate e o Centro Histórico.

Cerro Monserrate


O Cerro Monserrate é um dos principais pontos turísticos de Bogotá, é uma montanha impressionante de 3.200 m de altitude, proporcionando uma vista incrível da capital colombiana. Trata-se, ainda, de um importante centro religioso, que atrai milhões de peregrinos durante o ano.

Roteiro Bogotá Conexão


A subida e descida do Cerro Monserrate pode ser feita a pé, de funicular ou teleférico, e o tempo dispensado para o passeio depende de como será feita a subida, já que a trilha até o topo demora cerca de uma hora. Resolvemos subir e descer de funicular e passeamos com calma pelo local, tirando fotos e apreciando a vista. Ao todo, ficamos por lá um pouco mais de uma hora.

Roteiro Bogotá Conexão


Cuidado: infelizmente, não é recomendado visitar o Cerro Monserrate com poucas horas de conexão. Isso porque costuma ter filas no local e, mesmo que se consiga subir normalmente, pode haver dificuldades para descer. O que fizemos para nosso passeio ser possível é enviar um e-mail para o Cerro Monserrate (em português, mesmo!) explicando a situação, e eles gentilmente oportunizaram 'furar a fila' caso necessário mostrando minha passagem de avião. Se não for assim, acho que só dá para pensar em visitar o Cerro Monserrate com segurança a partir de cinco horas de conexão.

La Candelária - Centro Histórico de Bogotá

Do Cerro Monserrate até o centro histórico, leva cerca de cinco minutos e custa em torno de sete reais de Uber ou táxi - tem vários disponíveis na frente do Cerro. O Centro Histórico de Bogotá fica no bairro La Candelaria, e o ponto turístico principal com certeza é a Plaza de Bolívar, cujo nome homenageia o herói Simón Bolívar, responsável pela independência da Colômbia.

Roteiro Bogotá Conexão Roteiro Bogotá Conexão Roteiro Bogotá Conexão


À semelhança de outras Plazas Mayores, a Plaza Bolívar é a mais importante de Bogotá e ao seu redor ficam importantes prédios, como a Catedral Primada de Colombia, o Palácio de Justicia e o Congreso de La República. Atrás do Congresso, também fica a Casa de Nariño (sede do governo colombiano), e próximo da Plaza ficam muitos pontos turísticos. A Plaza Bolívar foi declarada Monumento Nacional em 1995 e impressiona pela arquitetura e cultura que o lugar inspira.

Roteiro Bogotá Conexão Roteiro Bogotá Conexão Roteiro Bogotá Conexão


Para quem tem mais tempo, a dica é visitar o Centro Cultural Gabriel García Marquez, o Museo Botero e o Museo del Oro, que são importantes redutos culturais e ficam muito próximos da Plaza. No fim, acabamos curtindo a Plaza Bolívar, visitamos a Catedral Primada de Colombia e demos uma volta despretensiosa pelo local, tirando fotos, visitando algumas lojinhas e, por fim, passando pelo letreiro de Bogotá, que ficava no centro histórico e próximo ao hotel.

Roteiro Bogotá Conexão


Sei que muita gente não gosta da ideia de "conhecer um país em poucas horas", mas às vezes a conexão é uma oportunidade única de conhecer um pouquinho do local visitado ou ainda, estimular a curiosidade para uma próxima visita. Dessa vez, passeamos com calma pelo Cerro Monserrate e ficamos pouco mais de uma hora pelo centro histórico, mas já foi suficiente para ver como Bogotá é uma cidade interessante e quanta coisa ela tem a oferecer. Espero que esse artigo tenha incentivado alguém a aproveitar uma conexão para conhecer um destino novo também, e não deixar de lado uma oportunidade bacana como essa por conta do pouco tempo.

Postagens Relacionadas

0 comentários