Visita ao Cerro Monserrate, em Bogotá


segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Além da conexão de oito horas em Lima, nossa última viagem para Europa também nos trouxe a oportunidade de conhecer brevemente a cidade de Bogotá, onde passamos a noite e fizemos turismo pela manhã. Dentre os lugares que conhecemos, certamente o mais marcante foi o Cerro Monserrate. Neste artigo trarei algumas dicas para quem está planejando uma viagem ou conexão por Bogotá e tem interesse em conhecer a cidade de cima.

Visita ao Cerro Monserrate Bogotá


O que é o Cerro Monserrate

O Cerro Monserrate é um dos principais pontos turísticos de Bogotá, é uma montanha impressionante que faz parte da Cordilheira Oriental (parte da Cordilheira dos Andes) e tem mais de 3.200 m de altitude, proporcionando uma vista incrível da capital colombiana.

Visita ao Cerro Monserrate Bogotá


O Cerro Monserrate não é apenas um lugar belíssimo e cercado pela natureza, mas também um importante centro religioso, vez que no topo fica a Basílica Santuario del Señor Caído de Monserrate, fundada em 1640. É uma basílica impressionante, com missas realizadas diariamente e que atraí milhões de peregrinos durante o ano. É possível subir no Cerro Monserrate de funicular ou teleférico, mas os religiosos costumam subir a pé como prova de sua fé, fazendo uma verdadeira via crucis.

Visita ao Cerro Monserrate Bogotá Visita ao Cerro Monserrate Bogotá


Falando em via crucis, mesmo quem sobe o Cerro Monserrate de teleférico ou funicular acaba por seguir uma pequena trilha com quatorze esculturas que retratam a Paixão de Cristo. Mesmo para quem não é religioso, caminhar no meio da natureza naquele caminho cheio de esculturas é uma ótima experiência e, ao final, se tem uma vista gratificante de Bogotá. Com seu misto de natureza, religiosidade, esportismo e turismo, o Cerro Monserrate tem uma energia contagiante.


Quanto tempo reservar para o passeio

O tempo dispensado para o passeio depende do seu objetivo principal. Para subir ao Cerro Monserrate a pé leva-se cerca de uma hora, e somado a isso ainda tem o tempo de descanso (imagino) e da missa. No nosso caso, subimos e descemos de funicular e levamos tão somente o tempo necessário para passear pelo local e apreciar a vista, de modo que gastamos pouco mais de uma hora.

Visita ao Cerro Monserrate Bogotá

Uma grande dúvida - medo, aliás - que eu fiquei é se era possível fazer o passeio durante uma conexão, porque tinha lido que as filas são bem grandes aos finais de semana e me contaram algumas histórias de gente que subiu e não conseguiu descer a tempo. Fomos no dia 31/01 de dezembro e tivemos sorte de pegar praticamente nenhuma fila, mas de todo modo, gostaria de compartilhar que mandei um e-mail (em português, mesmo!) ao pessoal do Cerro Monserrate perguntando se o tempo que eu tinha (08h-10h) era suficiente, porque gostaria de visitar e fazer uma postagem para o blog. Eles me responderam que duas horas era pouquíssimo tempo, mas que eu poderia mostrar minha passagem de avião para o coordenador para viabilizar minha subida/descida sem preocupações. Eu achei muito legal da parte deles! Fica a dica para quem está com medo, mas não quer perder de jeito nenhum essa oportunidade. (:


Ingressos, horário e localização

O Cerro Monserrate fica na Carrera 2 N. 21-48. Paseo Bolivar, próximo ao bairro Candelaria, o Centro Histórico da cidade. Dá para encarar uma caminhada de trinta minutos, pegar um táxi ou mesmo um Uber - as duas opções darão em torno de oito reais. Chegando lá, é necessário subir ao topo pelo teleférico, funicular ou a pé.

Visita ao Cerro Monserrate Bogotá

A subida a pé é gratuita e leva cerca de uma hora, mas para quem não tem muito fôlego é recomendado fazer pelo menos um trajeto (subida ou descida) de teleférico ou funicular. Tanto o trajeto ida e volta no funicular quanto o teleférico custam COP 20.000 (cerca de vinte reais) de segundas a sábados e, aos domingos, COP 12.000 (cerca de doze reais), sendo que optando por apenas um trajeto o preço fica pela metade e é possível ir de teleférico e voltar de funicular, por exemplo. Maiores de 62 anos pagam COP 16.000 de segunda a sábado e 10.000 aos domingos, enquanto esportistas tem tarifa especial e podem pagar COP 6.000 por um único trajeto.

Visita ao Cerro Monserrate Bogotá


Em relação ao horário, o Santuário funciona segunda das 11h00 às 17h00 e nos demais dias das 06h às 18h00, mas o teleférico e funicular funcionam das 05h30 às 23h30 de segunda à sábado e das 05h30 às 18h30 aos domingos, ou seja, é possível visitar a noite. Nas segundas-feiras festivas tem um horário especial, então é sempre bom consultar o site para confirmar os horários antes da visita.


Como é subir no Cerro Monserrate

A visita ao Cerro Monserrate é incrível! Foi um dos momentos que eu mais gostei e foi o que me deixou muito animada com o pouquinho que eu conheci da Colômbia. Fomos de funicular e fizemos um pequeno trajeto a pé, pelas já mencionadas esculturas. O lugar é lindíssimo, não apenas pela vista da cidade de Bogotá, mas também pela extensa vegetação e natureza do entorno.

Visita ao Cerro Monserrate Bogotá Visita ao Cerro Monserrate Bogotá

É tanto lugar bonito que fica difícil saber para onde olhar primeiro. Ao fim da subida, encontra-se a Basílica Santuário del Señor Caído de Monserrate, que chama a atenção por ter sido construída no século XVII, além de ser linda. Vale à pena conferir os horários das Missas.

Visita ao Cerro Monserrate Bogotá Visita ao Cerro Monserrate Bogotá Visita ao Cerro Monserrate Bogotá

O Cerro Monserrate ainda conta com um restaurante, banheiros e, claro, a belíssima vista da cidade de Bogotá. A capital colombiana é uma cidade com mais de oito milhões de habitantes e, além de ter muita história, também é repleta de prédios modernos, o que garante uma vista muito interessante do alto. Foi um momento único!

Visita ao Cerro Monserrate Bogotá


Eu não tinha grande vontade de conhecer Bogotá e acabei parando na cidade apenas por conta de uma conexão, mas voltei com uma ótima impressão da capital e muito feliz de ter tido a oportunidade de passear pelo centro histórico e, claro, conhecer o Cerro Monserrate. É um lugar mágico, cercado de natureza e com uma ótima energia. Espero que essa postagem tenha ajudado quem está planejando uma viagem para lá e despertado o interesse de quem nunca pensou em conhecer o Cerro Monserrate!

Postagens Relacionadas

8 comentários

  1. Oi! Tudo bom?

    Eu achei as fotos lindíssimas! Não conhecia o Cerro Monserrate, mas agora já é um destino que tenho vontade de conhecer. A subida e descida à pé são trilhas muito extensas? Você tem alguma informação sobre o nível de dificuldade ou coisas assim? Gosto de andar, mas tem que saber seus limites também, né...
    Abraço,
    Gislaine | Literalize-se

    ResponderExcluir
  2. Que lugar bonito, pode ser um bom destino mesmo, quem sabe rs

    ResponderExcluir
  3. Gente que lugar incrível!
    Já tem um tempo que to com muita vontade de conhecer alguns países da américa do sul e esse com certeza tb faz parte.
    Amei as fotos! :D

    ResponderExcluir
  4. Oi Victoria, tudo? Guria, que fotos mais lindas! Que lugar lindo! Adoro atividades na natureza, especialmente caminhadas. Deve ter sido uma experiência incrível!
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Eu sou louca pra conhecer Bogotá! Adorei as suas fotos, e nunca tinha ouvido falar do Cerro Monserrate então fiquei ainda mais afim de conhecer.

    ResponderExcluir
  6. E essas fotografias incríveis, BRASEEEEEL? Adorei conhecer sobre o lugar (embora não esteja na minha realidade visitar), mas quem sabe um dia, né? Enfim, ameeei!

    ResponderExcluir
  7. Bogotá é mesmo uma cidade linda. Não conhecia o Cerro Monserrate, e que local lindo! Está na minha lista de destinos <3

    ResponderExcluir
  8. Que sorte essa conexão heim?! Você aproveitou muito bem. Achei lindo demais o passeio e me trouxe muita paz.. imagina realmente estar lá?! Você ficou muito cansada do passeio? Pensei que pelas caminhadas deve ser um pouco cansativa, mas claro que vale a pena hahaha Beijo =)

    ResponderExcluir