Panteão, um lugar imperdível de Roma


quinta-feira, 21 de março de 2019

Uma das coisas mais apaixonantes de Roma é o fato de a cidade respirar história. Todo canto da cidade tem alguma fonte, algum prédio, alguma escultura que remete ao passado, que contam a história da cidade durante o Império Romano ou o Renascimento. Nesse sentido, um dos lugares mais impressionantes de Roma é o Panteão de Agripa, um dos sítios históricos mais bem conservados da época greco-romana.

Panteão Roma


O Panteão foi encomendado por Marco Vipsânio Agripa durante os anos 27 A.C a 14 D.C e reconstruído por Adriano por volta de 126 D.C. Pensar nessas datas assustam, mas por mais incrível que seja, o Panteão é um dos edifícios mais preservados de Roma, permanecendo quase idêntico ao que era na Roma Antiga. O Panteão é circular e tem grandes colunas coríntias na frente, além de ser gigantesco: tem 43 metros de altura e sua cúpula assombrosamente tem o mesmo tamanho de diâmetro. Aliás, vale lembrar que o Panteão tem a maior cúpula de concreto não reforçado do mundo e é simplesmente impressionante por dentro. É um lugar surpreendente para quem curte história e quem curte arquitetura.

Panteão Roma Panteão Roma Panteão Roma Panteão Roma


Assim como o nome sugere, o Panteão foi construído como um templo homenageando todos os deuses do panteão romano, mas em 608 foi transformado em uma igreja pelo Papa Bonifácio IV, a Igreja Santa Maria dei Martiri, também conhecida como Santa Maria Rotonda. Até hoje, são celebradas missas no Panteão, e a entrada, por óbvio, é gratuita. Além das missas, há muita coisa interessante para ver no Panteão, a começar pela própria estrutura e as inúmeras obras de arte que decoram seu interior. Falando em arte, o Panteão é a morada final de alguns reis da Itália e algumas personalidades, entre elas o renascentista Rafael.

Panteão Roma


Não tem como não se emocionar com o Panteão. Você está andando no centro de Roma, com lojas de marcas famosas, lembrancinhas e sorveterias, e de repente, quando chega na Piazza Ritonda, se depara com uma incrível estrutura que está ali desde a Roma Antiga, que sobreviveu ao Império Romano e às várias fases da história e também sobrevive aos tempos modernos, intacta, lembrando eternamente do passado. Não tem palavras para descrever esse tipo de emoção que Roma proporciona, mas com certeza o Panteão é um dos lugares mais impressionantes de Roma.

Postagens Relacionadas

1 comentários

  1. Parece um lugar lindo para se visitar =D
    Amei as fotos! Espero poder ver ao vivo em breve haha

    ResponderExcluir