Solicitando o Visto Americano - minha experiência


sexta-feira, 5 de abril de 2019

Oi pessoal! Quando fui fazer meu visto tive muitas dúvidas e, apesar de me informar direitinho sobre a documentação necessária, o procedimento e tudo o mais, senti falta de alguém dizendo como realmente é, se havia motivos para ficar nervosa ou até mesmo como chegar ao consulado. Resolvi fazer essa postagem não para substituir as informações oficiais, mas para compartilhar a minha experiência com vocês!



Para visitar os Estados Unidos – seja por turismo, tratamento médico ou qualquer outra coisa – é necessário ter o Visto Americano. A primeira etapa para isso é preencher com bastante atenção o Formulário online DS-160 para só então, depois de o confirmado o pagamento da taxa do visto (MRV), realizar o agendamento no Centro de Atendimento de Solicitante ao Visto (CASV) e a entrevista no Consulado caso necessária. Todos esses passos estão explicados na página da Missão Diplomática dos Estados Unidos – Brasil. Muitas agências fazem esse serviço, mas não acho que valha a pena contratá-las porque será um gasto extra para uma coisa que pode ser feita quase intuitivamente, seguindo os passos da prória página da Missão Diplomática dos EUA no Brasil.

Primeiro marcamos a entrevista no Consulado e depois a visita ao CASV em um dos oito dias úteis anteriores. Na época que fiz, não tinha consulado em Porto Alegre, mas pude realizar a primeira etapa no CASV da minha cidade e foi bastante simples: com o celular desligado, passaporte em mãos e formulário DS-160 impresso, passei por uma fila onde verificavam esses documentos, tirei a foto que consta no meu visto (atenção meninas: tive que prender minha franja!) e coletaram minhas impressões digitais, tudo muito rápido. Agendei a visita ao CASV para 10h, cheguei às 09h40 e, como fui atendida mais cedo, 10h05 já tinha terminado.



A ‘segunda etapa’ é a entrevista no Consulado, realizada nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Porto Alegre. Na época que eu fiz o visto, não tinha Consulado em Porto Alegre e, como sou paulistana, aproveitei para conhecer minha cidade, e fui de metrô/trem para o consulado que fica na Rua Henri Dunant, nº 500, há dez minutinhos do shopping Morumbi. Assim como no CASV, eles adiantavam a entrevista de quem chegasse mais cedo, mas também parece que tinham um cuidado com quem chegasse no horário. São várias filas: uma para entrar no Consulado, outra para apresentar os documentos, outra para a revista (apesar de ser proibido, muitas pessoas puderam entrar com mochilas e bolsas. Não arriscaria) e finalmente, aguardávamos no local até sermos chamados para outra fila da entrevista.

O horário marcado era 10h40, cheguei ao Consulado com uma hora de antecedência e pouco depois das 11h estava liberada! A entrevista não é nada formal: são vinte ‘guichês’ semelhantes a um banco, de modo que temos que aguardar a pessoa da frente ser entrevistada. Como o casal na minha frente teve seu visto negado, eu fiquei um tanto nervosa com essa possibilidade, mas a entrevista foi bem rápida e bastante tranquila, já que o objetivo era comprovar o vínculo com o país.



Os documentos obrigatórios são o formulário DS-160 e o passaporte, mas me recomendaram levar comprovante de residência, de renda, atestado de matrícula na faculdade, enfim, tudo que me ajudasse a provar minha intenção de voltar para o Brasil. No final, não precisei apresentar nenhum documento adicional – perguntaram sobre minha faculdade, quem custearia a viagem e o trabalho do meu pai. Mesmo assim, é importante estar preparado para qualquer eventualidade e saber responder o motivo da viagem, como será financiada, quanto tempo ficará, entre outras informações pessoais.

Bem gente, espero que essa postagem tenha ajudado um pouco e que vocês fiquem um pouco mais tranquilos quanto a entrevista no consulado! Preenchendo o formulário corretamente e sabendo explicar e comprovar o motivo da viagem, não há motivos para se preocupar: pensem que esse é o primeiro passo de um grande sonho.

Postagens Relacionadas

0 comentários