Top Cinco: Filmes subestimados da Disney


sexta-feira, 19 de março de 2021

Todos reconhecem a importância de filmes como Rei Leão, Toy Story, Bela e a Fela e outros tantos clássicos da Disney. Mas vocês sabiam que existem filmes tão bons quanto os mais famosos, que infelizmente caíram no esquecimento? Essa postagem é para compartilhar com vocês alguns filmes que eu considero os melhores das Disney, mas que não tem o mesmo reconhecimento dos anteriormente citados.


O Cão e a Raposa (1981)


O Cão e a Raposa

Esqueça o final de Toy Story 3 ou o início de Up - Altas Aventuras: não há filme mais emocionante que O Cão e a Raposa. O filme, produzido em 1981 pela Disney, é uma tocante fábula sobre a inesperada amizade entre um cão e uma raposa, inimigos naturais. Quando eram pequenos, Tobbey e Dodó vivem brincando juntos e prometem ser amigos para sempre mas, como sabiamente ensina a personagem Mamãe Coruja, para sempre é muito tempo, e o tempo tem o dom de mudar as coisas. A inocência de Dodó, a tristeza de sua dona em determinada cena, o reencontro dos dois amigos, esse filme trata de uma maneira muito sensível sobre a amizade e suas diversas fases.

Pateta - O filme (1995)


Pateta O Filme


Quem lembra do divertido Pateta - O Filme? Exatamente, ninguém. Uma pena, pois o filme mostra de uma maneira muito coesa e simples o conflito entre ideias e gerações, representado na relação entre Pateta e Max, seu filho. Quando o problemático Max finalmente consegue impressionar a garota que gosta e combina de ir com ela na festa de final de ano, Pateta resolve levar seu filho para pescar. O problema é que tanto Max quanto Pateta não conhecem um ao outro e a viagem fica ainda mais complicada porque Max mentiu para todos da escola que iria com seu pai ao show do Power Line, um ídolo pop tão famoso quanto Michael Jackson. Entre canções animadas e cenas muito engraçadas, acompanhamos trapalhadas, discussões, aventuras, brigas e momentos de carinho entre Pateta e Max, em um filme que ressalta a importância do diálogo e respeito mútuo entre pais e filhos e como definimos nos momentos cruciais o que é prioridade em nossas vidas.

O Corcunda de Notre Dame (1996)




Inspirado no clássico homônimo escrito por Victor Hugo, pode não ser um filme desconhecido, mas está nesta lista porque não há motivos para não ser posto no mesmo patamar que o Rei Leão. Com uma ótima animação, uma representação simplesmente impecável de Paris e uma das melhores trilhas sonoras de todos os tempos, o Corcunda de Notre Dame é uma obra de arte. Se não bastasse a perfeição técnica (pois, tecnicamente, o filme é impecável), a história faz duras críticas à justiça e ao "cidadão de bem", representado pelo cruel juiz Frolo, e traz verdadeiras lições sobre o modo como lidamos com o diferente, seja a óbvia deformidade de Quasimodo, personagem principal, seja a crença e o espírito de vida da cigana Esmeralda, uma personagem forte e totalmente diferente das demais princesas da Disney. Um filme para ser visto e revisto.

Lilo & Stitch (2002)


Lilo & Stitch


Muito antes de Frozen - Uma Aventura Congelante se consagrar como uma belíssima história de amor fraternal, há muito a Disney nos mostrava um filme no qual uma jovem fazia o impossível para cuidar da irmã mais nova e impedir que ela fosse levada por um assistente social. Ohanna quer dizer família, e família quer dizer nunca mais abandonar ou esquecer. É isso que aprendemos com Lilo Stitch, uma divertida história sobre um alienígena endiabrado que acaba parando no Havaí e passa a ser criado como animal de estimação por uma menininha cheia de personalidade. Com uma boa ambientação, personagens divertidos e fora dos padrões e uma ótima trilha sonora regada à Elvis Presley, o filme é engraçado e muito gostoso de assistir, mas também traz excelentes mensagens sobre família e aceitar as diferenças.

Irmão Urso (2003)



Irmão Urso

Mais um filme que trata sobre diferenças, aceitação e amor fraternal, dessa vez explorando também curiosidades sobre os índios da cultura esquimó Inuite, na América do Norte. Irmão Urso conta a história de Kenai, um homem muito ligado aos seus irmãos que fica incomodado por ter ganho um totem de urso, representando o amor, tanto por querer ter ganho algo mais bravo, quanto por achar que ursos são apenas bestas monstruosas. Sua opinião se confirma quando Sitka, seu irmão, acaba morrendo numa luta contra um urso, de modo que Kenai mata o animal por vingança. No entanto, os espíritos de seus ancestrais e o próprio Sitka acabam transformando Kenai em um urso, e o único jeito de reverter a magia é indo até a montanha onde as luzes tocam o chão. Durante sua jornada, Kenai encontra Koda, um divertido ursinho que infelizmente ficou órfão após sua mãe ser morta por um homem. É uma história emocionante sobre empatia e perdão, sobre se colocar no lugar do outro e aprender a amar como se fosse um irmão.


O que vocês acharam da minha lista? Para mim, ficou faltando Pocahontas, Hércules, A Nova Onda do Imperador, Atlântis - O Reino Perdido e fico muito triste que boa parte dos filmes criados nos anos 2000 tenham sido solenemente ignorados. Que filmes vocês colocariam na lista?

Postagens Relacionadas

2 comentários

  1. O Corcunda e o Irmão Urso são filmes lindos. Eu sempre choro.
    Queria muito um LIVE ACTION.
    Beijinhos ;*
    Blog Menina Caprichosa |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Alanna, que bom te ver por aqui! O Corcunda de Notre Dame faz tempo que não vejo, estou louca pra rever. Irmão Urso assisti de novo esses dias. Dois filmes emocionantes!

      Beijos, espero que esteja bem :)

      Excluir