Três livros clássicos para ler em um dia


sexta-feira, 26 de março de 2021



As pessoas tendem a imaginar clássicos como livros grandes e antiquados, muito distantes da nossa realidade. No entanto, clássicos são atemporais justamente por não apenas retratar determinada época ou sociedade, mas sim, refletir sobre a humanidade como um todo. Quanto ao tamanho, é verdade que vários clássicos tem muitas páginas, mas estou aqui para comprovar que quantidade não significa qualidade e indicar três livros clássicos fantásticos que podem ser lidos em um único dia.

A Metamorfose




Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso. Se apenas a primeira frase não é suficiente para despertar seu interesse pelo livro, saiba que A Metamorfose é uma das mais importantes história da literatura e foi escrita por Franz Kafka, autor renomado por suas histórias complexas e instigantes. Sem mais, nem menos, através de uma narração realista sobre uma situação absurda, acompanhamos a história de Gregor, um caixeiro-viajante que se esforça para sustentar a sua família e certo dia acorda transformado em um repugnante inseto. A nova forma física impede Gregor de trabalhar e isso impacta profundamente a rotina da família, que aos poucos passa o tratar como uma barata, embora o protagonista continuasse com consciência humana.

O livro tem pouco mais de oitenta páginas e está disponível no site do Domínio Público para download. É legal!

O Grande Gatsby




Narrado em primeira pessoa por Nick Carraway, o personagem é um jovem comerciante que muda-se para West Egg e faz amizade com o excêntrico Jay Gatsby, um milionário que realiza extravagantes festas na sua mansão. Ninguém sabe sobre o passado de Gatsby e a origem de sua fortuna, mas na medida em que se tornam amigos Nick descobre que o milionário nutre um amor quase platônico por Daisy, casada com Tom Buchanan, promovendo as festas na esperança de um dia encontrá-la. Não é exatamente um romance: é uma história sobre decadência e glamour, amores encobertos por uma sociedade extremamente superficial ambientados numa época que mescla caos e prosperidade: os anos vinte.

O livro tem em torno de 220 páginas e foi publicado pela primeira vez em 1925. Da primeira vez que li O Grande Gatsby, achei uma história "normal" que não merecia tanta fama. Depois de reler o livro e entrar em contato com outras mídias, mudei minha opinião e com segurança afirmo que trata-se de um dos melhores livros do século XX.

A Revolução dos Bichos



A partir do sonho do porco Major em criar uma sociedade igualitária e autogovernante, os animais de uma fazenda fazem uma verdadeira revolução e expulsam o fazendeiro, passando a seguir uma doutrina chamada "animalismo", que, entre sete mandamentos, prega que "todos os animais são iguais". No início da revolução, todos os animais ganhavam a mesma quantia de ração e todos participavam das votações, sendo que os animais viam como principais lideranças os porcos "Bola de Neve", um líder justo e correto, e o ambicioso "Napoleão". Após um conflito sobre a construção de um moinho, Napoleão dá "um golpe de estado" em Bola-de-Neve e assume a administração da Granja dos Bichos, passando a distorcer cada vez mais as ideias de igualdade e união, favorecendo determinados grupos, banindo animais contrários ao regime, sendo corrupto e autoritário, até restar um único mandamento do antigo animalismo: todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que os outros.

A Revolução dos Bichos tem pouco mais de 110 páginas e é simplesmente um dos meus livros preferidos, escrito pelo genial e assustador George Orwell. Você pode ler minha resenha completa dessa obra que escrevi para o Turma do Café.



Vocês já leram algum livro da lista? Qual deles é o melhor? Tem algum livro para indicar nos comentários? Espero que tenham gostado das indicações e sigam minhas recomendações de leitura!

Postagens Relacionadas

0 comentários