Roteiro: 4 dias em Roma


quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Na minha primeira viagem para Europa, muitos lugares (todos!) me deixaram verdadeiramente encantada pela sua beleza, mas Roma com certeza foi a cidade que mais tocou meu coração. Quando lembro de todos os passeios que fiz, quando eu vejo as fotografias da viagem, parece que estou entrando em um filme, lembro de Roma com uma alegria no coração. No artigo de hoje, vim compartilhar meu roteiro de quatro dias em Roma, que me deixou apaixonada pela cidade.

Roteiro 4 Dias Roma

1º Dia - Piazza del Popolo, Piazza di Spagna, Fontana di Trevi

Nosso primeiro dia em Roma começou um pouco tarde: chegamos perto das 11h no aeroporto Leonardo da Vinci, pegamos o trem Leonardo Express até a Termini (juro que vale à pena e é super tranquilo!) e de lá, pegamos mais um metrô até nossa hospedagem próxima do Vaticano. Foi apenas lá pelas 15h00, 16h00 que pegamos o metrô até a Porta del Popolo onde, de fato, começou nosso roteiro.

Roteiro 4 Dias Roma

A Porta del Popolo é a entrada para a Piazza del Popolo, uma praça muito interessante circundada pela Igreja Santa Maria del Popolo, as Igrejas gêmeas Santa Maria Montesanto e Santa Maria dei Miracoli (uma delas estava em reforma, mas elas são iguais), o Obelisco Flamínio e as Fontes de Valadier. Recomendo muito visitar igrejas em Roma porque a arquitetura delas sempre é de maravilhar os olhos e na Santa Maria del Popolo, por exemplo, ficam duas obras de Caravaggio: Conversão de São Paulo" e a "Crucificação de São Pedro". Tudo isso de graça! Aliás, esse é um dos melhores aspectos de Roma: a cidade é basicamente um museu a céu aberto e por qualquer lugar que se olhe encontramos alguma obra ou monumento histórico.

Roteiro 4 Dias Roma

A partir da Piazza del Popolo, seguimos pela Via del Corso, uma das principais da cidade por reunir vários estabelecimentos comerciais. Não sei como é no resto do ano, mas quando fomos em janeiro ela estava iluminada durante à noite e foi um bom passeio, estava bem movimentada e é ótima para quem quer fazer compras. Mas esse não era nosso objetivo: caminhamos cerca de meia hora, nos desviamos um pouco e, logo, começamos a ouvir um barulho de água: era a famosa Fontana di Trevi.

Não tem como descrever a sensação que é. O barulho da água, ainda há distância, já nos avisava do que estava por vir, mas não nos preparou para a emoção de ver aquela estrutura gigantesca, imponente, belíssima. A Fontana di Trevi é a maior fonte da Itália e certamente uma das mais importantes, que já apareceu em vários filmes e é para obrigatória para quem vai à Roma. A tradição manda atirar uma moeda na fonte se quiser voltar para Roma um dia.

Roteiro 4 Dias Roma

Por último, fomos até a Piazza di Spagna, vimos a famosa escadaria e a Fontana della Barcaccia, de Bernini. Como já estava noite, nosso primeiro dia terminou por aqui, mas recomendo para quem começar o roteiro mais cedo se preparar para visitar o Templo de Adriano, Panteão e/ou a Piazza Venezia, que deixamos para outro dia.

2º Dia - Vaticano

Mais um dia de grandes emoções: visitamos o Vaticano! E já aviso que, quem quer aproveitar bastante o país (é um país, né!), tem que reservar um dia inteiro para conhecer o lugar. A ideia era acordar cedo para subir na Cúpula da Basílica de São Pedro e depois visitar os Museus do Vaticano, mas como não conseguimos, chegamos às 11h30 para visitar os Museus do Vaticano e a Capela Sistina.

Roteiro 4 Dias Roma


Para visitar os Museus do Vaticano, há uma fila quilométrica e muito demorada, por isso recomendo comprar o ingresso online para evitar filas e entrar direto. Compramos no próprio site do Vaticano a opção com audioguia e gastamos em torno de vinte e cinco euros. O ingresso dá acesso aos Museus que, na verdade, é um único prédio, mas com várias salas e temáticas de obras diferentes. O ponto alto para mim foi ver A Escola de Atena e, claro a Capela Sistina, com diversos afrescos de pintores renascentistas e os do teto feitos por ninguém menos que Michelângelo.

Saímos por volta das 17h00 dos museus e fomos na Piazza San Pietro, onde ficamos aguardando por um bom tempo a fila para entrar na Basílica de San Pietro. Deslumbrante e ainda pegamos um belíssimo por-do-sol!

3º Dia - Coliseu, Piazza Venezzia, Panteão, Piazza Navona

Nosso terceiro em Roma foi mais que especial: foi o dia em que conheci o Coliseu. Já contei tudo sobre esse passeio fantástico aqui no blog e claro que foi uma das coisas mais impressionantes que vi na vida, mas nesse post vou contar sobre o restante do roteiro, ok? De todo modo, é necessário programar cerca de duas horas para entrar no Coliseu.

Roteiro 4 Dias Roma

O Coliseu fica pertíssimo do Arco de Constantino e do Foro Romano e Palatino, um passeio que, inclusive, é vendido em conjunto com o Coliseu e o ingresso de um, vale para outro. O ideal é visitar esses três lugares no mesmo dia, mas como acordamos tarde (olha a preguiça de novo), vimos o Foro Romano/Palatino só por fora e caminhamos até a Piazza Venezia, outro lugar imperdível.

A Piazza Venezzia é onde fica o Monumento al Vittorio Emanuelle II, esse lugar gigantesco aí da foto que, na verdade, é um edifício que abriga o Museu Central do Ressurgimento e um terraço panorâmico com uma das vistas mais deslumbrantes de Roma. Dá para ver as várias igrejas da cidade, uma área "normal", o foro romano e o Coliseu ao fundo. Há um elevador cujo preço é 10 dólares e leva para uma vista ainda melhor, mas não pagamos e ficamos só na parte gratuita mesmo, de onde tiramos essas fotos.

Roteiro 4 Dias Roma

Depois disso, passamos na frente do Museu Capitolino, voltamos até o Coliseu para pegar o metrô e fomos até o centro, onde vimos o Templo di Adriano e entramos no Panteão. É muito impressionante! É um antigo templo, que hoje funciona como igreja católica, tem uma estrutura impressionante e é a morada final de pessoas como Rafael. Ele fica na Piazza Della Rotonda e abre das 09h às 19h30!

Roteiro 4 Dias Roma

Por fim, fomos na Piazza Navona, onde tinha uma feirinha de natal acontecendo, é rodeada por vários restaurantes legais (jantamos por lá no nosso último dia!) e é onde fica uma das minhas fontes preferidas: a Fontana dei Quattro Fiumi, de Bernini. Nesse dia, voltamos para nossa guest house a pé, passando pela Ponte del Sant'Angelo.

4º Dia - Missa do Papa, Palatino e Foro Romano, Castel Sant'Angelo, Piazza Navona

Nosso último dia em Roma foi 06/01, quando os cristãos comemoram o Dia de Reis. Aproveitamos para fazer algo único no Vaticano: assistir a uma missa do Papa. Eu não sou um exemplo de católica, mas rezo à noite e era muito importante para mim ter essa experiência. Já meu namorado, que é menos religioso que eu, também se sentiu contagiado pelo carisma do Papa e gosto muito de ter ido na missa. Foi um momento incrível e muito especial.

Roteiro 4 Dias Roma


Depois da Missa do Papa e do Ângelus (momento em que o Papa aparece na janelinha), almoçamos perto do Vaticano e fomos 'concluir' o passeio do dia anterior, de modo que passamos a tarde inteira visitando o Foro Romano e o Palatino. É um passeio muito interessante porque são as ruínas da antiga cidade, mas teríamos aproveitado melhor com guia e com um pouco mais de tempo, já que fechava cedo. Já no final da tarde/início da noite, fomos no Castel Sant’Angelo, um verdadeiro castelo próximo do Vaticano, outro passeio interessante para se fazer.

Por fim, na nossa última noite em Roma, jantamos em um dos restaurantes da Piazza Navona e conversamos já com saudades daquela cidade que tanto nos encantou.


Fico com medo de ser um pouco repetitiva nestas postagens sobre roteiros porque acabo dizendo que todas as cidades são especiais. Bom, é óbvio que todos os lugares que visitei são especiais, porque cada um tem suas peculiaridades e muitos eu fiz questão de incluir na minha primeira viagem para Europa. Mas tenho que reforçar que especialmente Roma tem meu coração. Acabei tendo uma ligação muito forte com a Itália em geral e Roma foi tudo que eu sempre sonhei encontrar. É um lugar incrível, cheio de história, onde em todo canto que se olha há um pouco de arte e magia. Me apaixonei por Roma com esse roteiro, e espero que vocês possam se apaixonar também!

Postagens Relacionadas

2 comentários

  1. Eu adorei o seu roteiro. Cheio de detalhes, que é um dos fatores que eu mais curto! No final do ano vou para Portugal, e queria muito tentar conhecer a Itália ou a França também. Cidades que possuem arquitetura e muita história são as minhas favoritas, porque cada lugar que passamos - até mesmo os inesperados -, vemos algo incrível e lindo. Nova York é bem assim!

    ResponderExcluir
  2. Que quatro dias bem aproveitados! Já tinha ouvido dizer que Roma é realmente um céu aberto e sempre que vejo fotos de lá tenho cada vez mais certeza. Ainda quero um dia visitar, deve ser emocionante ver o Coliseu na sua frente! haha
    <3

    ResponderExcluir